quinta-feira, 20 de outubro de 2011, 17h39 - IT Inside
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COMENTÁRIOS DO MAURO
Esse é um bom exemplo de como associações direcionadas para um foco podem gerar sinergias com investimentos coletivos em sistemas... as potencialidades são enormes nesse sentido e ainda são muito pouco explorados.
Hoje falamos sobre sistemas complementares, amanha, quem sabe, estaremos comentando sobre projetos completos de ERP feitos e dedicados a segmentos específicos, e mantidos por associações.
Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br
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A Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar), que reúne 5,3 mil farmácias e drogarias de todo o país, e com expectativa de agregar mais 1,7 mil lojas até dezembro de 2012, desenvolveu soluções para que a gestão do varejo farmacêutico seja mais eficiente e possa ter subsídios para uma correta tomada de decisão. Os sistemas também contribuem para aperfeiçoar e difundir seu modelo de gestão empresarial: o associativismo.
As soluções são o SIC (Sistema Integrado de Compras) e o Acode (Acompanhamento Corporativo de Demandas), lançados em 2005 e que desde aquela época vem recebendo contínuos aperfeiçoamentos. Segundo Márcio Hiroyuki, gerente de produtos da Febrafar, o SIC, que nasceu baseado de planilhas do Excel, está disponível em sua segunda versão, e um novo sistema já está em desenvolvimento. Ele disponibiliza às lojas itens de alto giro a preços competitivos, podendo assim gerar mais lucro aos compradores. Com ele, segundo o executivo, as redes farmacêuticas dispõem de um gerenciamento completo dos pedidos e maior poder de negociação junto aos fornecedores. Todo o processo é feito via internet e permite o cadastramento, não somente de redes e farmácias, mas também de indústrias, distribuidoras, produtos, grupos de compras e de ofertas, além de possibilitar a realização de pedidos e de cotações.
Já o Acode é uma solução de gerenciamento de dados, que integra as informações das farmácias associadas às 34 redes pertencentes à Febrafar, e inclui todas as categorias de produtos, possibilitando uma análise segura da performance do varejo associativo. Segundo a Febrafar, o sistema permite aos atuais 90 fornecedores homologados definir posicionamento de mercado, enquanto auxilia na tomada de decisões, contribui para elaboração de ações estratégicas e, principalmente, fortalece a parceria junto à comunidade criada pelos associados da federação. As redes se beneficiam utilizando os números fornecidos como parâmetros para efetivação de melhores negociações. De acordo com Hiroyuki, "a ferramenta opera informações consolidadas de demanda dos associados, promovendo maior interação entre as partes, algo que é fundamental para o mercado".
Um outro sistema, o PAI (Painel de Aferição de Indicadores) foi desenvolvido para suportar o empresário no gerenciamento da farmácia – incluindo informações que servem de referencia para boas práticas gerenciais -- oferecendo conteúdos como informações sobre as vendas e despesas efetuadas, e indicadores de eficiência do sistema operacional da loja, gerando relatórios com 120 indicadores.
Referência de uso
Uma das referências de uso das soluções é a rede Farma&Farma, que possui cerca de 150 lojas, com sede em Santa Catarina, e que as utiliza desde 2009. O diretor comercial da empresa, Herivélton Ferreira, afirma que o PAI é indispensável nas negociações e no monitoramento das ações comerciais da rede. "A maior conquista que obtivemos foi a visualização do nosso verdadeiro tamanho. As informações nos mostram o grau de importância que realmente temos para o mercado, o que facilita nas negociações principalmente com a indústria”, diz.
O diretor informa que a aquisição dessas soluções vieram da necessidade da rede de ter uma maior agilidade e vantagens na hora de adquirir seus produtos, além de um controle maior sobre as necessidades que a rede tinha para crescer. Segundo ele, a instalação do sistema não exigiu grandes alterações na área de informática da empresa, pois todas as bases de dados são fornecidas pela própria Febrafar, a rede acessa o sistema através de um computador conectado à internet, outra vantagem que Ferreira destaca é que não foram necessários investimentos para adquirir a solução. "Não fizemos investimento algum, a ferramenta nos foi fornecida através da federação, é um benefício que a Febrafar dá aos associados".
Hiroyuki informa que a solução não tem custo para as redes associadas à Federação. "Aquelas que pagam uma mensalidade para fazer parte da Febrafar podem usufruir das vantagens oferecidas pela instituição, sem que sejam necessários outros investimentos. Claro que para fazer parte da Federação é necessário seguir alguns requerimentos em após uma avaliação, obter autorização para se associar", finaliza.
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