quinta-feira, 24 de julho de 2008

Totvs fecha a compra da Datasul por cerca de R$ 700 milhões

Em documento na Comissão de Valores Mobiliários, empresas afirmam que estão em tratativas para fundir as operações.
Por Redação COMPUTERWORLD
22 de julho de 2008 - 14h46
ATUALIZADO DIA 22/07 ÀS 19h56

A Totvs fechou a compra da Datasul, criando um gigante de gestão de recursos empresariais (ERP) que no Brasil é maior do que a SAP.

A operação envolve a compra das ações da Datasul pela Makira do Brasil, empresa controlada pela Totvs. "Consumada a operação, os acionistas da Datasul passarão a ser acionistas da Totvs", diz o documento na Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

O documento afirma, ainda, que os acionistas da Datasul vão receber 480 milhões de reais pela operação. Além disso, a Totvs vai lançar ao mercado novas 4,4 milhões de ações - que daria um valor em torno de 220 milhões de reais com a ação avaliada em 49,50 reais cada (valor de fechamento das ações da Totvs ontem).

A Datasul, que após a agressiva política de aquisições soma quase 4 mil funcionários (incluindo as equipes das empresas recém-adquiridas Informenge, Meya, Próxima, Soft Team, Bonagura, entre outras), vai se unir com a Totvs, que também apostou em uma política agressiva de compras de empresas menores nos últimos meses, e hoje conta com 2,3 mil funcionários.

Após o anúncio, as ações da Totvs valorizaram cerca de 1%, avaliadas em 50 reais cada. Já as da Datasul tiveram alta de mais de 6%, avaliadas em 22,19 reais cada. Com base no valor de fechamento das ações da Datasul ontem, o valor de mercado da empresa é de 605,5 milhões de reais.

No final do pregão, a Datasul teve valorização de 9,13% em suas ações, fechando 22,81 reais cada. Enquanto isso, a Totvs teve alta de 1,21%, fechando o dia a 50,10 reais cada ação.

O professor da Fundação Getúlio Vargas, Fernando Meirelles, afirma que o negócio faz aumentar a participação de mercado de ERP da Totvs de 24% para 40%. O diretor geral do IDC Brasil, Mauro Peres, por sua vez, acredita que o Grupo ganha destaque na América Latina e possibilidade de destaque internacional.

Nenhum comentário: