Por Rodrigo Caetano, repórter do Computerworld
A empresa cresceu? Ótimo! Mas, calma que ainda tem a má notícia: o sistema de gestão já não está dando conta do recado. Esta é a realidade de muitas companhias, especialmente no Brasil, que tiraram proveito da estabilidade econômica da última década para expandirem rapidamente seus negócios.
Caso do GBarbosa, varejista nascido em 1955 na capital sergipana, Aracaju. A empresa se instalou na Bahia na década de 80 e, a partir de 2005, iniciou um acelerado processo de expansão e modernização das unidades. O processo, como era de se esperar, exigiu uma atualização tecnológica.
A companhia decidiu investir em uma solução integrada, substituindo mais de dez sistemas legadas por um ERP da SAP. “O legado não estava mais suportando nosso crescimento”, afirma Wanderley Valota, gerente de sistemas do GBarbosa. O projeto está entrando na segunda fase e deve consumir investimentos de 2 milhões de reais.
Os benefícios compensam de longe os custos. Valota afirma que ter uma plataforma única oferece muito mais visibilidade para os gestores sobre todos os departamentos da companhia. Atualmente, a rede varejista conta com 20 hipermercados, 28 supermercados, 45 farmácias e 25 eletroshows em três Estados diferentes. Imagine controlar tudo isso por meio de dez sistemas diferentes.
Como era de se esperar, a troca de sistemas traz alguns desafios. Segundo Valota, o primeiro diz respeito ao aspecto cultural das organizações. É preciso convencer os colaboradores a usarem a nova ferramenta, e isso pode acarretar algumas mudanças em processos já enraizados dentro da companhia. Mas, à medida que as pessoas percebem os benefícios, a tendência é ir ganhando adeptos e patrocinadores.
Outro desafio é integrar os dados. Quando se tem vários outros sistemas, passar as informações para uma única plataforma, sem perda e mantendo a integridade dos dados, pode ser complicado e perigoso. Uma integração mal feita coloca em risco o sucesso de qualquer iniciativa.
Nesse sentido, o GBarbosa apostou em uma solução de integração de aplicativos, o Ensemble, da InterSystems, e na construção de uma plataforma baseada no conceito de arquitetura orientada a serviços (SOA). Em três meses foram criados 31 processo de integração que envolviam os sistemas legados e o SAP. A ferramenta de integração englobava, também, todas as regras de transformação de dados, o que diminui o impacto da migração.
As interfaces dos sistema, construídas sob o conceito de SOA, possibilitam melhorias nos processos e maior agilidade para atender as demandas das áreas de negócios. Também é possível fazer uma gestão centralizada dos processos, tarefas e registros de erros.
O resultado do projeto é uma visão completamente integrada do fluxo operacional. Os negócios hoje são controlados por meio de uma série de indicadores exibidos, em tempo real, em um painel de controle. As próximas expansões, pelo menos por enquanto, estão garantidas.
Empresa: GBarbosa
Setor: Varejo
Estrutura: 19 hipermercados, 30 supermercados, 45 farmácias e 25 eletroshows
Projeto: substituição dos sistemas legadas por sistema integrado
Investimento: R$ 2 milhões
Fornecedor: SAP e InterSystems
Benefícios: maior controle sobre os negócios, integração dos dados
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