Com ferramenta de business intelligence, empresa substitui antigo modelo manual de consolidação e extração de documentos.
Com ferramenta de business intelligence, empresa substitui antigo modelo manual de consolidação e extração de documentos.
Melhorar a qualidade das informações e do acesso aos dados das lojas e centros logísticos. Com esse objetivo, a área de tecnologia do Saint-Gobain Distribuição Brasil, grupo que tem entre seus negócios a empresa de materiais de construção Telhanorte Center Líder, resolveu investir em uma solução de business intelligence (BI).
“Buscamos uma ferramenta que gerasse análises detalhadas a partir de um grande volume de informações”, afirma o coordenador de BI da Saint-Gobain, Ronaldo Carneiro. “Até porque, tínhamos a necessidade de sermos mais competitivos frente ao dinâmico mercado varejista”. O que, segundo o executivo, exigia decisões rápidas e acertadas.
Os investimentos em BI foram definidos em 2005, quando a Saint-Gobain Distribuição Brasil tinha planos de expansão. A meta era crescer fisicamente e aumentar o número de lojas - indo de 21 para um total de 41.
Para suportar esse crescimento, a parte de informática teve de ser totalmente repensada, sobretudo seus sistemas. Nesse momento, criou-se o Plano Diretor que percebeu a necessidade de se ter uma ferramenta de gestão. "Estava na hora de aumentar a capacidade de análise e cruzamento de informações foram determinantes para essa modernização", diz.
Antes da implementação do BI, o acesso às informações acontecia por meio da extração de arquivos diretamente dos sistemas legados. Em seguida, esses dados eram processados em planilha Excel ou por meio do Access, que geravam os relatórios departamentais não-padronizados.
Todos em formatos diferentes e feitos por cada uma das áreas da empresa. De acordo com Carneiro, após a aquisição da ferramenta de BI, da fornecedora MicroStrategy, hoje esses processos vêm sendo substituídos por relatórios e painéis.
O sistema atende a cerca de 90 usuários provenientes das divisões de compras, logística, finanças, vendas e operações. “As informações passaram a ser consolidadas em um banco de dados de 400GB”, conta.
Para a execução do projeto, que ainda não foi finalizado, o grupo Saint-Gobain Distribuição adquiriu a plataforma Microstrategy 8.02. O processo de escolha ocorreu por meio de um Request for Proposal (RFP) apresentado aos principais fornecedores de BI do mercado.
A companhia pretende ainda expandir o uso do BI e já estão em andamento projetos específicos nas áreas de finanças e logística. “Em breve, queremos implementar o módulo Narrowcast para envio automático dos relatórios a e-mails e equipamentos móveis”, diz Carneiro.
Entre os benefícios conquistados, o executivo destaca o acesso dos gerentes de loja às informações. Antes, eles não tinham poder de decisão e eram obrigados a acionar os diretores. E isso acontecia desde uma simples decisão de manter ou não produtos expostos nas lojas para venda até a aprovação de um orçamento para reforma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário