Nada mais atual e necessário que tecnologia nas empresas. Muita coisa muda, mas algumas tendências podem ser um diferencial competitivo para resultados.
Recebi do Ademir Milton Piccoli um material muito especial sobre o evento Gartner Symposium 2012 ITxpo em Orlando nos EUA no qual ele participou.
As tendências nos remetem a um conceito chamado de Nexus das Forças, defendido por John Chambers.
As 4 forças seriam: social, mobility, cloud and information, ou seja, mídias sociais, mobilidade, nuvem e informação (internet).
Vejam a definição:
Conceito de Nexus das Forças (The Nexus of Forces)
Esse conceito considera o papel de quatro forças convergentes que se reforçam mutuamente, de modo a tornar-se padrões que alavancam o cenário de negócios na atualidade.
São elas: redes sociais, mobilidade, nuvem e informação (internet).
Ou, da forma mais simples, com as quatro palavras em inglês: social, mobility, cloud and information.
Embora essas forças sejam inovadoras e disruptivas por si, sua atuação conjunta revoluciona a economia e a sociedade, transformando radicalmente os velhos modelos de negócios e criando novas lideranças. O Nexus é, na realidade, a base para a tecnologia do futuro.
Social – Redes Sociais
Estimulam novos comportamentos. Empresas criando páginas Facebook, Twitter, Linkedin e outras.
Mobility – Mobilidade
A mobilidade amplia as possibilidades de acesso. As pessoas são seres móveis.
Cloud – Nuvem
Está se transformando no maior repositório de conteúdos virtuais do planeta.
Information – Internet
Fornece informação universalizada e instantânea.
Ainda um dado para nossa reflexão em 2013: 10 tendências estratégicas para 2013. Será que nossa empresa está preparada?
10 tendências estratégicas para 2013Em resumo:
David Cearley, pesquisador do Gartner.
1. Batalha dos dispositivos móveis
2. HTML5 abre novas perspectivas para os aplicativos móveis.
3. Nuvem pessoal.
6. Computação em nuvem de TI híbrida.
7. Big Data estratégico.
8. Serviços analíticos.
9. Computação em memória.
10. Integração de ecossistemas.
1. Batalha dos dispositivos móveis – smartphones, tablets, ultrabooks, que praticamente sobrepujarão os PCs.
2. Aplicações móveis com a nova linguagem HTML5 abrirão novas perspectivas para os aplicativos móveis.
3. Nuvem pessoal. Será na nuvem pessoal que o usuário guardará seus conteúdos e aplicativos.
4. Lojas de aplicativos nas grandes empresas. Em 2014, a maioria das empresas deverá instalar lojas internas para a distribuição de aplicativos a seus empregados.
5. Internet das coisas. Todos os objetos poderão ter seu endereço IP e serão localizados por essa rede de nova geração.
6. Computação em nuvem de TI híbrida – Essa nova nuvem poderá ser também chamada de CSB (Cloud Services Broker-age). Será a nuvem a serviço de novas formas de comércio eletrônico especializado.
7. Big Data estratégico – O conceito de Big Data está evoluindo de um foco em projetos individuais para projetos empresariais.
8. Serviços analíticos – entendidos como serviços de orientação, pesquisa, estudos específicos de marketing digital e estratégias de comunicação.
9. Computação em memória – envolvendo recursos de TI que fazem pesquisas incríveis em pouco tempo e podem fornecer oportunidades de transformações em vendas e negócios.
10. Integração de ecossistemas – O mercado passa por um processo de integração de sistemas e de ecossistemas e afastamento das formas e abordagens heterogêneas. A grande alavanca deste processo são a redução de custos, simplificação e maior segurança.
Uma outra tendência muito interessante que já discorria há algum tempo em minhas palestras, artigos e eventos é sobre a pesquisa e informação pela localização.
O evento reforçou esta tendência:
Serviços baseados em localização
Eles podem melhorar a entrega de serviços, o suporte ao cliente e eficácia dos funcionários e do marketing. O Gartner observa a convergência da funcionalidade de localização com as redes sociais, notícias, informação e serviços de pesquisa e de entretenimento. Também espera que haja, pelo
menos, 800 milhões de usuários do serviço, ao redor do mundo, até o final de 2012.
O faturamento gerado por estes serviços, baseados em localização, deve alcançar US$ 13,5 bilhões, em 2015, e a propaganda contribuirá para a maior parte desta quantia. As aplicações de maior interesse no curto prazo serão navegação, pesquisa de localização e redes sociais/localizador de amigos.
A publicidade móvel acelerou sua evolução durante o último ano, apesar das questões remanescentes, como privacidade, métricas e padrões. Espera-se que este mercado dobre mais durante os próximos dois anos e cresça, mundialmente, doze vezes em 2015, alcançando US$ 20,6 bilhões, ou, cerca de 4% do total dos gastos com publicidade.
Este crescimento tem ocorrido devido à adoção de smartphones, tablets e seu uso crescente para informação, entretenimento e redes sociais.
Nossa… Muitas tendências se concretizando, outras ainda para acontecer efetivamente no Brasil.
Temos muito ainda para evoluirmos nisto tudo, mas uma coisa é certa: Não dá pra ficar parado aguardando a mudança. Precisamos estar preparados para todo este bombardeio de informações.
Como seu negócio está diante de toda esta realidade?
Pense com carinho sobre isto. O futuro já chegou. Esperar não é uma opção.Quem sabe a hora não espera acontecer, não é verdade?
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br