quarta-feira, 17 de junho de 2009, 16h57 - TI Inside
De olho no enorme número de sistemas legados ainda existentes nos bancos brasileiros, a SAP aproveitou o 19º Ciab Febraban, que acontece em São Paulo, para anunciar a sua estratégia denominada de Clear Entreprise, que integra as soluções de gestão de transações e de ERP ao SAP Analytical Banking, formado por ferramentas analíticas de gestão de risco, governança e conformidade.
O presidente da subsidiária brasileira da SAP, Luís César Verdi, afirma que a incorporação de sistemas analíticos ao portfólio de soluções bancárias vai proporcionar maior transparência a todos processos administrativos aos gestores de instituições financeiras. Ele diz que a nova estratégia tem como alvo ampliar a participação da empresa no setor financeiro, no qual até agora atuava basicamente com ERP e soluções de gestão de transações. "O mercado de serviços financeiros é um dos três mais promissores para a SAP e o que deve apresentar crescimento mais rápido nos próximos anos", enfatizou Verdi, ao justificar a nova aposta da empresa.
O executivo observa que as instituições financeiras nacionais vivem o dilema entre adotar as novas tecnologias ou manter os sistemas que, apesar de se mostrarem eficientes ao longo do tempo, já estão se tornando obsoletos. Ele avalia que a necessidade de troca desse legado deve abrir novas oportunidades para a SAP. Verdi conta que a empresa firmou recentemente dois contratos para implantação do novo sistema. Um deles foi com o Banco do Estado de Sergipe (Banese) para substituição de 15 sistemas legados criados há 20 anos, e o outro com a cooperativa gaúcha de crédito Sicredi para atualização tecnológica.
Verdi acredita que, apesar de a SAP ter a imagem fortemente marcada como fornecedora de ERP, com o novo portfólio terá condições de brigar no mercado com outros fornecedores de ferramentas analíticas de gestão, como o SAS. De acordo com Guilherme Bujes, diretor de vendas para o setor financeiro da empresa, com o conceito de Clear Enterprise qualquer banco pode rodar todas as operações nos softwares da SAP, já que além dos softwares de gestão básicos, que abrangem desde o ERP até as transações de depósitos, empréstimos, leasings e outras, a solução passa a incorporar sistemas de gestão de risco e de business intelligence.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário