Muitos gestores e sócios de escritórios se questionam acerca de investir em tecnologia. Alguns buscam responder perguntas como: Qual o retorno deste investimento? Será que preciso de tecnologia além do que já possuo? Será que terei benefícios práticos ou apenas aparência? E assim por diante.
Hoje, a tecnologia não é uma moda do momento. A tecnologia pode e deve ser utilizada como diferencial competitivo.
Alguns exemplos práticos da tecnologia bem empregada como diferencial competitivo.
Redes Sociais: Facebook, LinkedIn, etc
Alguns advogados se perguntam o que pode ser útil estar em redes sociais, afinal a fama é da rede social ser uma espécie de diário da vida das pessoas e não agrega valor ao lado profissional. Ledo engano.
Qual o princípio número zero – ou seja, vem antes do número um – do marketing jurídico permitido pela OAB? – Ter, manter, organizar e disseminar uma rede de contatos.
Como chegar naquele presidente da empresa X? Ora, será que ele não estudou com aquele cabeleireiro que corta o seu cabelo? Pode ser que sim. Este tipo de realidade ocorre muito mais do que imaginamos. As redes sociais geram relacionamentos, contatos nacionais e internacionais, fazem a parte de organização destes contatos, enfim, conseguem potencializar a nossa rede de networking.
Site, Blog, Twitter
Hoje ter um site é imprescindível. Sim, é uma excelente forma de apresentar o escritório, demonstrar áreas de atuação e conhecimento/expertise do escritório.
Mas, o site é estático. Atualizá-lo normalmente tem custo e requer bastante tempo investido.
Então, porque não fazer um Blog?
Alguns dirão: Blog é coisa de gurizada que conta sua vida como se fosse um diário on line.
Outro engano.
Atualmente, blog é largamente utilizado para divulgar conhecimento sobre a expertise do escritório.
Mas, como isso pode auxiliar o desenvolvimento do escritório?
Em primeiro lugar, normalmente o serviço de blog está incluso no serviço de hospedagem do site. Isto mesmo, basta entrar em contato com quem hospeda o site e verificar. Segundo, se não estiver, os bons blogs são hospedados em serviços gratuitos, sem nenhum investimento, basta começar a escrever!
Em terceiro, vamos imaginar um diretor da empresa X que está com uma multa enorme por não ter pago INSS. Além de consultar o advogado que já assessora a empresa, ele faz uma pesquisa na internet para encontrar mais sobre este tema. Pronto, ele acha o site e blog do teu escritório. Então ele começa a ler no teu blog textos dos advogados do teu escritório sobre este tema e se encanta de como o escritório tem conhecimento neste assunto. Pronto, está aberta a porta para um contato da empresa X com o teu escritório. Blog é uma vitrine permanente, 24 horas, 7 dias por semana, 365 dias por ano e 366 dias quando o ano é bissexto.
Não existe razão para não começar o seu blog agora!
E o Twitter?
Twitter é um micro-blogging que permite postagens de no máximo 140 caracteres (mesmo tamanho mensagens de texto celular).
São uma média de 8 a 10 mil usuários novos por dia em todo mundo!
Só no Brasil temos um crescimento vertiginoso deste serviço. Pode ser uma boa oportunidade para o seu escritório divulgar suas palestras, posts no blog, etc.
Conheça o nosso twitter: http://twitter.com/GestaoAdvBr e o nosso blog/portal: http://www.gestao.adv.br/
Lembre-se: é através da divulgação e contatos que as possibilidades de clientes irão aparecer!
Software de gestão do escritório
Agora vem a pergunta: Porque software de gestão do escritório e não um simples software de controle de processos?
Simples: Porque controlar processos é apenas uma das tarefas do escritório.
Nada adianta controlar os processos, se as tarefas internas não estão ajustadas, organizadas e o software não agregar velocidade e inteligência as atividades desenvolvidas.
Existem muitos de softwares jurídicos.
Como escolher o ideal ao seu escritório?
Faça algumas perguntas:
O quê? – O que quero mudar com este sistema no meu escritório? Será apenas a sistemática de controle de processos? Ou quero controle de produtividade dos advogados e estagiários? Ou quero relatórios gerenciais dos meus clientes pré-programados em certas datas? Ou quero acesso pela internet para mim e meus clientes? Ou quero tudo isto e muito mais?
Quando? – Será que este é o momento ideal para investir em software? Já tenho minhas rotinas devidamente alinhadas? Tenho controles básicos de gestão para que o software seja um auxílio e não um problema?
Como? – Irei apenas contratar um software? Será que não é melhor um trabalho prévio de levantamento de dados e acompanhamento posterior a instalação do software? Irei disponibilizar quem da minha equipe para este projeto, afinal nada acontece sozinho?
Por quê? – Por que quero automatizar esta tarefa? Qual o benefício prático? Qual a relação investimento versus benefício?
Onde? - Quero investir em máquinas, servidores, etc para ter um software instalado no meu escritório? Ou quero investir num produto web que já tenha esta segurança e investimento por mim? E a segurança dos dados?
Com estas idéias já podemos ter a noção que escolher um software não é tão simples como parece. Se você está insatisfeito com o seu produto ou está na busca de um novo, faça estes questionamentos como base de raciocínio. Será um excelente exercício!
Conclusão
Com absoluta certeza, este artigo não busca encerrar o assunto. A idéia é trazer a baila idéias, pensamentos e dicas práticas acerca do tema e oportunizar o leitor a refletir.
Como dica final: Use e abuse do seu networking eletrônico e das ferramentas tecnológicas, pois este diferencial pode ser a grande vitrine do seu escritório, além de potencializar contatos e quiçá clientes!
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br
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