Governo ainda não estabeleceu prazo para adequação total ao sistema, mas empresa de logística já utiliza ferramenta no ambiente de produção.
Por Rodrigo Afonso, da COMPUTERWORLD
24 de julho de 2009 - 07h30
O processo de Conhecimento de Transporte Eletrônico de Cargas (CT-e), medida que faz parte do conjunto de determinações do Sped Fiscal, está em fase avançada de testes em algumas empresas, principalmente nas do setor de logística.
O CT-e, que ainda não tem prazo para ser totalmente implantado nas organizações, consolida todos os documentos fiscais relacionados ao processo de cargas, desde a retirada até a entrega. A DHL, empresa de frete e logística, já implementou, no ambiente de produção, uma ferramenta para integrar seu sistema de gestão de transportes com os órgãos governamentais.
A solução escolhida foi da NeoGrid, fornecedora de ferramentas para a cadeia de suprimentos, que participou de concorrência com outras cinco empresas. Segundo Marcos Iwai, gerente administrativo-financeiro da DHL, a escolha teve como principal critério a disponibilidade do sistema. “Ele deve operar necessariamente durante 24 horas, sete dias da semana”.
Outro desafio dos fornecedores é atender aos requerimentos da Secretaria da Fazenda, já que o CT-e exige precisão nos nomes dos fornecedores, documentos e endereços. O trabalho, no caso, é a revisão e consolidação de bancos de dados com informações de clientes.
Para garantir a disponibilidade dos dados, a NeoGrid mantém dois servidores, um em cada Data Center da empresa, sendo o segundo ativado somente em caso de indisponibilidade do primeiro. A redundância abrange também os links de comunicação entre a DHL e Neogrid.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário