terça-feira, 4 de agosto de 2009

Brasilcap troca fornecedor de sistema de business intelligence

Empreesa do setor de capitalização substitui BI da fornecedora Cognos por solução sa MicroStrategy.

Por Rodrigo Caetano, da Computerworld
30 de julho de 2009 - 19h20

O relacionamento entre cliente e fornecedor sempre é delicado. Ainda mais quando o fornecedor em questão passa por um processo de aquisição. Imaginar que o cliente vai ter a paciência de esperar a nova direção definir os rumos da empresa é um risco imenso, quase uma certeza de fracasso.

No caso da empresa que atua no mercado de títulos de capitalização, Brasilcap, a mudança de comportamento do fornecedor após se envolver em uma negociação bilionária foi um dos motivos que motivaram a substituição do sistema de business intelligence (BI). “Sentimos que o nível de atendimento mudou depois da aquisição”, afirma o gerente de soluções de tecnologia da informação (TI) da companhia, Carlos Augusto Pestana.

A empresa substituiu o BI da Cognos, desenvolvedora que foi comprada pela IBM — por 4,9 bilhões de dólares — em janeiro do ano passado, por um sistema da MicroStrategy, uma das poucas empresas de BI que sobreviveram à consolidação do setor iniciada em 2006.

Segundo Pestana, a Brasilcap sentiu algumas dificuldades de negociação com a Cognos quando teve de buscar uma atualização do sistema. O nível de suporte também não estava agradando o cliente. A empresa usou o produto da Cognos por sete anos.

Tomada a decisão de mudar, a companhia fez uma série de testes de conceito, com diversos fornecedores, inclusive a Cognos. Pesou na escolha pela MicroStrategy, principalmente, os serviços de suporte técnico disponibilizados e a melhor interface gráfica do sistema.

A Brasilcap atua no mercado de capitalização há mais de 10 anos e possui uma carteira de 1,8 milhão de clientes, com mais de 3 milhões de títulos ativos. O sistema de BI é utilizado por 60 profissionais. A migração para a nova plataforma deve ser concluída em setembro deste ano.

Nenhum comentário: