Empresas com foco em mercados específicos lançam ofertas e campanhas agressivas para concorrer com os maiores nomes do mercado, como SAP, Oracle e IBM.
Por Rodrigo Afonso, da COMPUTERWORLD
24 de novembro de 2009 - 07h00
A Infor, empresa especializada em softwares corporativos, lançou uma campanha para promover seu ERP com o título “Abaixo o grande ERP”. Sem citar nomes de fornecedores, a companhia alega que seus concorrentes apresentam custo total de propriedade mais alto por conta do maior tempo de implementação e pela necessidade de customizações mais intensas.
Embora não afirme quem são os principais concorrentes, fica claro que Oracle e SAP estão na mira da campanha. A meta da empresa é avançar com mais força no mercado de ERP do que as gigantes, por ter um número maior de soluções, cada uma focada para necessidades específicas. Na ponta, teriam tempo curto de implantação, menos trabalho de personalização e, em consequência, maior ganho financeiro.
A campanha da Infor chegará ao Brasil a partir do ano que vem, com foco no segmento das médias empresas. “Os grandes ERPs não conseguem atingir esse público devidamente, embora tenham o discurso de que a solução serve para todo mundo", afirma o presidente mundial da Infor, Greg Corgan. "Mas nossa ferramenta tem aderência também entre as grandes e brigaremos por elas”.
Quem também briga com as grandes empresas é a Informatica Corporation, mas aposta em um mercado específico, que apresenta forte tendência de crescimento, segundo as principais consultorias: o de integração de dados.
“Ser uma empresa focada em um mercado específico nos dá vantagem competitiva. E é por meio deste mercado que vamos procurar crescer. Foi o que fez a IBM com o mainframe, a Microsoft com o sistema operacional e a Oracle com o banco de dados”, afirma o diretor técnico da Informatica, Delmar Assis.
A empresa pretende reforçar sua posição com o lançamento do produto de integração Informatica 9 que, segundo Assis, possui uma ênfase maior para o departamento de negócios.
A penetração da solução de integração de soluções segue em uma dinâmica diferente em relação à Infor. Ela não necessariamente bate de frente com os ERPs e outras ferramentas de dados dos grandes fornecedores, mas em grande parte das vezes é complementar. A vantagem é que a solução é independente de plataformas, o que melhora a competitividade contra grandes fornecedores com soluções semelhantes.
De acordo com Pedro Bicudo, analista da consultoria TGT Consult, essa dinâmica no setor de tecnologia difere de outros mercados. Enquanto a consolidação ocorre em cima de commodities, há espaço para fornecedores focados em inovação e em novos serviços. “Áreas como gerenciamento de serviços web, redes sociais, cloud computing, sistemas de testes, entre outros, abrem espaço para o crescimento de fornecedores com foco”, afirma. Com os novos segmentos e a agressividade das estratégias das empresas média/grandes, não há conforto para os fornecedores de dezenas de bilhões de dólares.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário