Especialistas e CIOs dão sua própria visão do que representa o BI e como as empresas deveriam utilizá-lo.
Por CIO/EUA
19 de julho de 2010 - 12h15
O que representa o BI (Business Intelligence)? A questão pode parecer bastante óbvia, já que trata-se de uma tecnologia que não é nova no mercado. Contudo, basta olhar um pouco mais a fundo para as aplicações e as ferramentas de desenvolvimento para entender que existem diversos pontos nebulosos em relação ao entendimento do termo e que a própria indústria diverge em relação ao que significa esse tipo de solução.
Entre as definições mais aceitas está aquela que aponta o BI como um guarda-chuva que se refere a uma variedade de aplicações usadas para analisar e organizar uma série de dados. Em outras palavras, esses sistemas pegam vastas quantidades de dados e as transformam em um modelo visual - a partir de gráficos e tabelas – que permitem uma análise sofisticada das tendências de negócio.
Com o intuito de avaliar se os especialistas concordam com essa definição, a CIO/EUA perguntou a alguns profissionais do setor: qual a melhor definição para o BI? A seguir, acompanhe as respostas:
Mery Adrian, analista e consultor em TI, que já passou por empresas como Forrester Research, Giga, Sybase e Information Builders
Business Intelligence é a aplicação de técnicas analíticas para informações sobre condições de negócio no sentido de melhorá-las - de uma maneira automatizada, mas com a interpretação e respostas humanas. A imprecisão de muitos dos termos, no entanto, permite que os fornecedores e analistas redefinam a categoria, o que fazem com frequência.
Steve Anthony, CIO da consultoria de negócios Charles River Associates
Um sistema de negócios que inclua uma estrutura de busca efetiva e acessível, acurada, em tempo real, com métricas de negócio e relatórios que permitam aos líderes das áreas de negócio se manterem informados para tomar decisões. Isso é fácil de dizer, mas difícil de fazer corretamente e envolve mudanças na forma como a organização conduz uma busca efetiva, bem como a necessidade por uma boa base de dados para tomar ações, com o objetivo de otimizar a performance corporativa.
Tom Davenport, professor de gestão e TI e coautor do livro Analytics at Work: Smarter Decisions, Better Results
Eu vejo o BI como todas as coisas que as empresas fazem para melhorar a gestão e a organização dos dados. Para mim, inclui relatórios e análises, embora exista muito mais a olhar. De qualquer forma, eu penso que o termo BI está sendo rapidamente suplantado por "business analytics".
William Swislow, CIO and vice-presidente sênior de produtos do site de venda de veículos Cars.com
Business intelligence é a informação acessível que resulta das principais atividades da companhia e pode ser usada para agregar, relatar e analisar os principais caminhos para o negócio.
Ray Wang, consultor na área de estratégia corporativa do Altimeter Group e autor de um blog sobre a próxima geração de BI
A habilidade para que a pessoa certa receba a informação adequada e no momento correto para tomar a melhor decisão.
Talvez, no final das contas, business intelligence seja todas as coisas já faladas e nenhuma delas. BI é como cada organização se define em relação à necessidade de tornar os processos de negócio mais eficientes; a forma como os usuários precisam acessar as informações corporativas para fazer seu trabalho melhor; e, por fim, as ferramentas tecnológicas que asseguram que tudo isso vai acontecer da forma mais adequada possível.
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