sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Plataforma utiliza certificação digital para emissão de canhotos fiscais

quarta-feira, 13 de outubro de 2010, 13h48 TI Inside

Uma plataforma inovadora, cuja aplicação abrange toda a cadeia de valor da logística: contratação do frete, embarque da mercadoria, averbação, entrega certificada, pagamento do frete e retorno do canhoto fiscal – com validade jurídica de não repúdio. 

Assim, a Autofax e a Pamcary definem a solução que estão apresentando ao mercado brasileiro, denominada Pamcert, que utiliza certificação digital padrão ICP-Brasil, com Carimbo de Tempo do Observatório Nacional, para garantir a segurança e autenticidade dos processos de emissão do canhotos fiscais, pagamento de frete e gestão da frota. 


A novidade contém as funcionalidades m-Canhoto, m-Frete, m-Cargo e m-Averba, a partir das quais é possível a certificação em tempo real e de forma precisa nos procedimentos de captura, processamento e transmissão de informações referentes à operação de logística, que são totalmente online.


A plataforma se caracteriza, também, por garantir a interação entre os agentes da cadeia de logística: embarcador, transportador, motorista, clientes e banco.


Desenvolvido com base no conceito de cloud computing, o Pamcert é composto por quatro elementos. Um deles é rede Pamcert, que suporta o tráfego de informações desde a captura, processamento, transmissão e autorização, de forma a permitir o fechamento da operação.


Outro elemento é o terminal portátil, que permite a transmissão de informações por meio de uma rede wireless e com tecnologia GPRS. O dispositivo possui leitor de smart card para inserção de cartões e-CNPJ e e-CPF e certificação digital dos documentos utilizados na operação de logística.


O terceiro elemento é o Portal Pamcert, que concentra todos os dados e permite o acompanhamento, análise e gestão em tempo real das informações.


Por fim, há os cartões e-CNPJ e e-CPF, padrão ICP-Brasil, que são necessários para validação e certificação dos dados e documentos utilizados para fazer as transações relacionadas à logística na plataforma Pamcert.


O Pamcert permite o envio de dados por meio do terminal móvel, aperfeiçoando a comunicação entre os participantes da cadeia de logística. Os dados que suportam a tomada de decisões podem ser visualizados e analisados através do portal. O motorista, porém, pode ter acesso às operações através do próprio terminal.


=====================================================
COMENTÁRIOS DO MAURO


Estamos numa época muito interessante de gestão das operações, onde a certificação digital aliada a maturidade das tecnologias da informação estão viabilizando ações que antes não eram sequer concebidas.


Cada vez mais precisamos alocar tempo e energia em ciclos menores de tempo para repensar qual o direcionamento da minha gestão e como a tecnologia da informação pode me ajudar a trilhar esse caminho.  Não tem mais jeito, o gestor de negócios tem que ter um entendimento bem razoável de tenologia para exercer as suas funções.... estamos falando de uma nova competência a ser desenvolvida.


Mãos e Mentes a Obra!!!


Abraços;


Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br

Nenhum comentário: