segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Althaia implanta plataforma logística para organizar processos

quinta-feira, 28 de julho de 2011, 20h58

A Althaia Indústria Farmacêutica considera o controle de estoque e a distribuição seu maior desafio na área de gestão. Por isso investiu tempo e recursos financeiros em uma plataforma de e-commerce que integrou os processos logísticos, de forma a ajustar aos seus padrões internos a inserção de pedidos de compra e venda, notas fiscais e o controle de estoque.

Com a implantação da solução e-Interchange, da Entire TP, Amarildo Fuza, gerente administrativo-financeiro da Althaia, afirma que foi configurado um novo cenário de comunicação da empresa com a sua rede de distribuição. O objetivo foi viabilizar um projeto de distribuição e logística automatizado junto à DHL, parceira da Althaia. A plataforma e-Interchange integrou a rede de parceiros, a indústria farmacêutica e a DHL, estabelecendo um controle fino do estoque de mercadorias e dos sistemas de distribuição e faturamento.

Segundo o gerente, a plataforma ajuda a organizar os contatos de distribuição e integra todos os processos na mesma tela, sem exigir uma solução para cada segmento -- como pedidos de compra e venda, e notas fiscais. Outra vantagem da solução é o baixo consumo de hardware e a simplicidade, item que fez com que o treinamento fosse muito rápido.

A empresa não forneceu dados sobre o investimento feito na solução, mas Fuza afirma que dentre os resultados alcançados está a automatização da logística, algo que, apesar de ainda não mensurado, causa uma percepção de ganho de produtividade. Como planos futuros, a Althaia definiu a integração do ambiente com o ERP e a adoção da ferramenta e-Trade, também da Entire TP, um portal de relacionamento comercial responsável pela gestão da compra e venda dos produtos em toda cadeia de fornecimento: fabricante, distribuidor e ponto de venda (PDV).
=======================================================
COMENTÁRIOS DO MAURO

e-Commerce, SCM, BI, CRM... tudo tem que estar ligado ao ERP... tudo, na realidade, são aperfeiçoamentos do ERP para atividades específicas.

No caso citado, o fluxo logístico realmente é fundamental, porque o nível de serviço requerido nesse setor vem aumentando constantemente e o valor agregado também é muito alto.

Pensar onde investir esforço e energia para se diferenciar em sistematização de processos precisa antes de uma análise de agregação de valor, e nesse caso, foi plenamente aderente.

Abraços;

Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br

Nenhum comentário: