terça-feira, 2 de agosto de 2011

MTM e CareStream Dental lançam solução móvel para consultórios

quinta-feira, 28 de julho de 2011, 16h35 - TI Inside

A MTM Tecnologia, empresa brasileira especializada no desenvolvimento de soluções móveis, desenvolveu e licenciou para a CareStream Dental um módulo móvel do sistema de gerência remota de consultórios, via dispositivos móveis. O sistema, que teve uma grande aceitação nos Estados Unidos, acaba de ser lançado na Inglaterra e já está disponível para aquisição dos consultórios dentários no País.

“O software foi pioneiro no segmento de saúde e obteve tamanho sucesso de vendas nos Estados Unidos que a CareStream Dental optou por expandir sua utilização também para Inglaterra”, afirma o CEO da MTM Tecnologia, Gustavo Perez. O produto é basicamente o mesmo utilizado no mercado norte-americano, sendo que algumas funcionalidades se adaptaram ao país do velho continente. A MTM expandiu a infraestrutura de cloud computing, de forma a disponibilizar os dados na Europa, respeitando as normas de tráfego de informações de paciente da União Europeia.

A solução, batizada de R4 Mobile, é baseada na linha de produtos MobileCare da MTM, que permite a utilização de smartphones para acessar sistemas de gestão hospitalar e clínicas médicas. Por meio do acordo, a MTM licencia para a CareStream uma versão customizada de sua solução móvel e de toda sua plataforma servidora, incluindo os módulos de gerenciamento e segurança. A solução passa a ser oferecida para a CareStream no modelo de software como serviço (SaaS), sendo a MTM a responsável pelas futuras evoluções do produto.

A solução mobile foi projetada com o conceito de integração total aos recursos dos smartphones. Já o ambiente servidor utiliza tecnologias como cloud computing e criptografia avançada, para máxima segurança, desempenho e disponibilidade.

“A maior característica do nosso serviço é a confiabilidade. A MTM traz experiência e conhecimento em redes celulares para proporcionar um bom desempenho em tempo real para os clientes que necessitam de acesso às suas informações em qualquer lugar e a qualquer hora”, afirma o vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da CareStream Dental, Larry Greenspan.

Durante os últimos meses, a MTM vem trabalhando com a equipe técnica da CareStream para trazer ao mercado um produto inovador, seguro e de fácil uso. “Nosso foco principal é criar os meios para que os usuários possam prover um atendimento diferenciado para os seus pacientes", afirma Perez, ressaltando que, com o R4 Mobile, a informação passa a estar na mão do usuário no momento em que ele precisar.

A ferramenta possibilita aos usuários acessarem informações de seus consultórios odontológicos de qualquer lugar, a qualquer instante e de forma ágil e segura. É possível acessar a agenda de consultas, verificar informações clínicas de pacientes, inserir anotações em seus prontuários, analisar gráficos financeiros e até mesmo visualizar exames de raio-x diretamente de seus smartphones.

Greenspan revela que a expectativa das empresas é aumentar a parceria e as funcionalidades do sistema. “Esperamos ampliar o funcionamento do sistema a outros dispositivos, como o Android, e também a novos mercados e regiões”.

Perez destacou, ainda, o alto grau de inovação da solução MTM: "Hoje, estamos aplicando tecnologias que há até pouco tempo se encontravam no estado da arte”. A MTM foi pioneira no oferecimento de mobilidade para clientes de pequeno e médio porte no setor de saúde do mercado norte-americano e chega para se tornar líder na Inglaterra. “Já fazemos isto há pelo menos quatro anos por meio de outro parceiro, porém, somente agora este tipo de tecnologia atingiu um grau de maturidade que nos permite escalar para atender a uma estrutura de grande porte como a da CareStream”, conclui o executivo.
==============================================
COMENTÁRIOS DO MAURO

Esse é um exemplo de um dos caminhos que os ERP estão se direcionando... MOBILE

Mesmo com características de utilização voltados para ambiente interno, como o caso das empresas industriais, podem e devem ter meios de tratar parte das operações e das análises de resultados diretamente em smartphones e em tablets.

Posso dar um palpite que entre 5 e 7 anos essa vai ser a regra.

Que venha o futuro então!!!

Abraços;

Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br

Nenhum comentário: