Imagine as seguintes situações:
01) Um cliente normal da sua empresa atrasa o pagamento da fatura em 5 dias, o seu ERP envia automaticamente um alerta por e-mail para ele com um lembrete da situação e estimulando-o a fazer o pagamento, o vendedor que fez a venda que gerou essa fatura recebe um alerta no seu celular comentando o ocorrido e o gerente comercial na qual esse vendedor está subordinado recebe outro alerta por e-mail com um histórico de atrasos de pagamento e informações relevantes desse cliente... já um cliente com alto grau de inadimplência os prazos e as informações seriam outras.
02) Numa empresa de máquinas e equipamentos pesados um determinado projeto sofre alterações de engenharia, o analista de PCP recebe um alerta com essas alterações já com uma ação preparada para fazer automaticamente o replanejamentos somente dos impactos gerados e o comprador recebe outro alerta por e-mail sobre as possibilidades de mudanças de compras oriundas dessas alterações de engenharia nas ordens sendo processadas.
03) Numa rede de lojas de vestuário o diretor da empresa recebe às 13 horas alertas no seu celular sobre as lojas que não atingiram as metas de vendas da parte da manha e às 22 horas alertas das lojas que não cumpriram as metas do dia. Os gerentes de cada loja recebem notificações com mais detalhes de vendas por hora, sendo que caso a meta do período não seja cumprida a notificação vem em vermelho.
Para algumas empresas, ter recursos como os citados acima, ou algo parecido, é o seu sonho mais delirante, mas muitos não sabem que tais recursos já estão se popularizando, e em alguns casos, essas empresas os têm, mas nem sequer sabem disso.
Mais uma vez estamos falando dos pontos que separam o fracasso e o sucesso da implantação de ERP.... saber o que tem e saber usar.
Se você formatar um conjunto de alertas personalizados por usuário que seja realmente útil, você transformou o ERP de agente passivo para ativo.... e isso, não tem preço (que a Mastercard não nos leia, rsrsrsrs).
Alertas = Ferramenta Útil
Muitos ERPs têm (em níveis diferentes de flexibilidade de uso) um recurso de alerta. Saiba mais sobre o que está disponível e configure pacotes individualizados de alertas sem pensar em restrições, apenas deixe as pessoas dizerem o que seria bom para elas, e veja os resultados.... muitos vão se sentir no Céu.... ou pelo menos bem próximo dele.
P.S.: Depois nos conta o resultado, colocando nos comentários dessa postagem, ok?
Abraços;
Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Muito bom o conteúdo desse blog, vou acompanhar a partir de agora,
participei de uma implementação de ERP recentemente e estou me interessando cada dia mais pelo tema. Infelizmente esse que implementei não tinha a função dos alertas :(
Algo a ser repensado :)
Um forte abraço,
Rigoni
Rigoni, fico feliz que tenha gostado do nosso blog.
Qual foi o ERP que você implantou? EM qual segmento de negócio? Comenta um pouco.
Quanto ao mecanismo de alerta, caso o servidor de banco de dados seja aberto e tenha bons recursos você talvez consiga criar alguns alertas direto no banco.
Vamos trocando idéias.
Abraços;
Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br
Postar um comentário