quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Café com ERP: Help: ferramenta deprimida

Alguém ou algumas pessoas investiram tempo e energia para construir uma aplicação que você pudesse consultar algum conteúdo, dedicaram mais tempo e energia para documentar todos os processos do ERP e até conceitos em alguns casos, ficam constantemente monitorando as mudanças no sistema e as refletem no conteúdo.... Tudo isso para que você pudesse estar bem amparado numa necessidade.... e na hora de uma necessidade você e a grande maioria dos usuários de sistemas não usam esse recurso.

Help do sistema, ferramenta abandonada!!! Se ela tivesse vida certamente seria um ser deprimido, ficaria o tempo todo pensando no por que de ser ignorada dessa forma. Será que sou de difícil entendimento? Eles não conseguem achar o conteúdo que querem? Sou feio?

Como o Help não tem vida, as softhouses assumem as suas "dores" e tentam responder as perguntas feitas, afinal, são elas que bancam tudo isso.

Por que as pessoas não usam o Help?

01) Por falta de hábito em pesquisar: a maioria dos usuários acredita que tem o direito sagrado de ter alguém orientando-o a todo momento. Esse problema vem de longe, do ensino fundamental, onde as pessoas não são devidamente estimuladas a pesquisar e sempre que tinham que fazer isso recorriam a recursos ardilosos como "colar", pegar pesquisas prontas e decorá-las ou até mesmo pedir para alguém fazer isso... será que te trouxe lembranças?

02) Pela dificuldade na pesquisa: os Helps de hoje em dia estão vinculados ao processo destacado na tela, tem pesquisas encadeadas, tem recursos de metadados e em alguns casos possuem vídeos... concordo que muitas das vezes o conteúdo colocado não é totalmente explicativo e que as vezes vem com um linguajar inadequado, mas os recursos estão ficando cada vez melhores, isso não tem como negar.

03) Por causa do conteúdo não aderente a realidade da empresa: o Help é entregue padrão a cada cliente do sistema, mas muitos ERP já estão com a capacidade de edição personalizada de conteúdo... você já verificou se o seu ERP tem isso? Se não tem, já passou essa sugestão para a softhouse mantenedora do produto?

A falta de uso do Help é mais cultural do que técnica, e esse problema aumenta os custos de suporte e reduz a produtividade dos funcionários.

Algumas medidas simples podem aumentar a taxa de utilização do Help, que são:
=> Associado ao Help crie um banco de Perguntas e Respostas (FAQ) com os principais pontos levantados pelo Suporte.
=> Ao fazer o atendimento o Suporte deve perguntar: "você consultou o Help e o FAQ sobre essa dúvida?"
=> Na integração dos novos funcionários enfatize o uso dos Help.
=> Os usuários reincidentes em solicitações de baixa complexidade devem passar por um treinamento de uso do sistema... e nele inclua a consulta ao Help.

Numa empresa mediana essas pequenas ações podem significar uma redução de até 25% do Suporte ao usuário.

Help bem usado = Menos perda de tempo.

Mãos e Mentes a Obra!!!!

Abraços;

Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br

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