sexta-feira, 17 de outubro de 2008, 19h54 - TI Inside
Com o objetivo dar maior agilidade às vendas e municiar seus vendedores com informações úteis para o desempenho de suas atividades, Tecnol, uma das maiores empresas de fabricação de armações para óculos na América Latina, adotou a solução GeneXus, para desenvolvimento dos aplicativos.
Com mais de 1400 funcionários, três unidades fabris e 170 representantes comerciais, o Grupo Tecnol utilizava PDAs em seu ciclo de vendas, com uma aplicação offline e desenvolvida em Visual Basic, que era posteriormente sincronizada via modem por linha telefônica. “Isso minimizava, sem dúvida, a nossa possibilidade de crescimento e não garantia agilidade ao nosso processo de vendas. Então começamos a procurar por soluções”, explica Sergio Santos, CIO da Tecnol.
Segundo o executivo, a primeira opção avaliada foi o uso de smartphones, que foi descartada em virtude da incapacidade deles processarem e armazenarem dados no nível requerido. Em colaboração com a empresa Heurys, solution partner da Artech, fabricante do GeneXus, foi implementada uma aplicação em dotNet e base de dados MS SQL Mobile, o que permitiu a sincronização de pocket pcs, via internet com as fábricas do grupo Tecnol utilizando tecnologias 3G/EDGE/GPRS, Wi-Fi, ActiveSync e modem de linha telefônica discada.
“Basicamente, a solução funciona dessa forma: os 170 representantes comerciais fazem uma conexão diária para atualizarem os produtos, clientes e contas a receber na sua base de dados do pocket pc. Logo após cada venda eles transmitem de forma on-line, via internet e de qualquer local do Brasil, o pedido efetuado. Em contrapartida, eles recebem a confirmação imediata referente ao início do processamento desta solicitação por parte da fábrica”, ressalta Santos.
Com investimentos em hardware, software e recursos internos (analistas para aplicações de front e back end) que somam pouco mais de R$ 70 mil, o projeto trouxe benefícios mensuráveis e o retorno do investimento em apenas 90 dias. “Obtivemos uma redução do lead time de todos os pedidos, da venda à entrega, em um dia útil, com impacto direto no nosso fluxo de caixa (recebíveis), projeção de aumento de 6% no número de ciclos de vendas por ano e aumento líquido de vendas em torno de 1%. Além disso, tivemos os benefícios intangíveis, que se traduzem no reflexo positivo da imagem da Tecnol junto aos clientes e maior eficácia na comunicação entre representantes comerciais e a empresa. Com todas estas vantagens, o payback do projeto se efetivará em apenas três meses”.
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