quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Uso de e-mail e aplicações móveis ainda enfrenta resistência nas empresas

terça-feira, 21 de outubro de 2008, 18h15 - TI Inside

A maioria das grandes empresas brasileiras já faz uso de aplicações de e-mail móvel. E entre aquelas que trabalham com um grande número de funcionários em campo também já é comum o uso de aplicações de automação de força de vendas. Dentro do roadmap da mobilidade corporativa, as grandes empresas nacionais estão neste momento dando os seguintes passos: extensão do e-mail móvel para mais funcionários, em camadas mais baixas na estrutura das companhias; e adoção de novas aplicações, como distribuição de relatórios gerenciais no celular e acesso móvel a diversos sistemas, como o CRM.

A atual situação do mercado brasileiro de mobilidade corporativa foi tema do painel de abertura do 1º Forum Mobile+, Mobilidade + Negócios, que começou nesta terça-feira, 21, e vai até dia 23, em São Paulo. O evento é promovido pelas revistas TI INSIDE e TELETIME e organizado pela Converge Eventos.

Para Wagner Mancini, diretor de marketing e produtos da Galileo, o primeiro grande obstáculo para o avanço da mobilidade corporativa é conseguir justificar o investimento. "Para uma aplicação de força de vendas em uma empresa com muitos vendedores é fácil justificar, porque os ganhos são visíveis. Mas para novas aplicações, que integrem outros sistemas, é mais difícil", explicou ele.

A garantia da segurança dos dados trafegados na rede móvel e guardados nos celulares é outro obstáculo que foi levantado durante o painel de abertura. É preciso ter um controle rígido e saber quem está acessando as informações, quando e para que fim. É necessário também planejar o que deve ser feito em caso de roubo de smartphones: como garantir que as informações contidas no aparelho não serão acessadas por pessoas indevidas?

Há também o desafio de se treinar os funcionários das empresas a usar as soluções móveis. Para os executivos de alto escalão talvez não seja tão complicado, mas para funcionários que atuam em campo e têm menor grau de instrução talvez seja mais difícil. "O ser humano pode ser a maior barreira. As dificuldades tecnológicas são mais fáceis de serem resolvidas", comparou Mancini.

Sistemas operacionais

O diretor de tecnologia da Spring Wireless, Cristiano Oliveira, lembrou da importância de as plataformas de aplicações móveis das grandes empresas estarem preparadas para se comunicar com os mais variados sistemas operacionais, já que hoje não existe um que seja predominante no mundo móvel. "O sistema operacional escolhido pode ser diferente para cada função ou aplicação móvel", disse o executivo, que depois acrescentou: "o mundo da mobilidade se transforma muito rapidamente. As empresas precisam se proteger tecnologicamente".

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