Entre as tecnologias estão BI, cloud computing, mash-ups, entre outras; virtualização venceu por revolucionar o data center.
Por Computerworld, EUA
15 de outubro de 2008 - 12h50
O Gartner definiu a virtualização como a principal tecnologia estratégica para 2009. O instituto justificou a escolha não pela “tremenda obviedade” de virtualização de servidores, mas pela capacidade crescente de virtualizar todo o resto no data center.Muitas tecnologias escolhidas já tinham sido citadas na lista de 2008, mas o Gartner modificou certos resultados analisando o progresso de algumas delas, analisando a resposta dos clientes e das pesquisas.
Todas as tecnologias na lista possuem “o potencial para serem revolucionárias no mercado de alguma maneira,” disse o analista do Gartner David Cearley.
Acompanhe a lista de tecnologias do Gartner em 2009:
1. Virtualização (estava em quinto em 2008). É uma tecnologia obrigatória, mas só ficou com a liderança pela sua capacidade de canivete suíço de virtualizar muito mais do que servidores.
O analista Carl Claunch do Gartner disse que em storage, por exemplo, a virtualização permite aos usuários que "combinem diversos tipos e gerações de storage." Isso dá a liberdade para estruturar o armazenamento com os equipamentos mais interessantes.
2. Cloud computing (nova tecnologia na lista). Se fosse uma lista de tecnologias na moda, cloud computing certamente seria a primeira, disse Cearley.
Mas o Gartner vê o cloud com uma capacidade de mudança impressionante, não apenas em software as a service, mas como um provedor de infra-estrutura de computação e de storage, assim como uma plataforma para informação e processos de negócios.
3. Recursos computacionais (oitavo em 2008). Tecnologia para os servidores está evoluindo tanto que você quase pode comprar o recurso que precisa, seja memória, I/O e processador, combinando de maneira a criar pools de recursos computacionais.
É possível "combinar esses [recursos] conforme você precisar deles," disse Claunch. Em pouco tempo, as áreas de TI vão conseguir, potencialmente, trabalhar com várias pools diferentes de pequenos, médios e grandes servidores. Os servidores blade possuem um pouco dessa capacidade - a capacidade de mover memória e capacidade de processamento - mas isso está limitado ao que está dentro do chassis, acrescentou.
4. Arquitetura orientada à web (nova, mas parecida com a "plataforma web" de 2008 que ficou em sétimo). O Gartner já tinha falado no ano passado sobre como a web seria o modelo para entrega de serviços. Neste ano, o instituto falou sobre a estratégia de arquitetura, como a web vai influenciar as arquiteturas em SOA.
5. Mashups empresariais (sexta em 2008). Os mashups estão se tornando uma ferramenta empresarial séria, permitindo aos usuários se apoiar em APIs públicas para combinar vários serviços e capacidades rapidamente. As ferramentas de agregação de conteúdo dá aos usuários de negócios a flexibilidade de combiar dados dentro e fora da empresa.
6. Sistemas especializados (nova tecnologia na lista). Um roteador Cisco é um exemplo óbvio, mas existem appliances especializados para Java, data warehousing e outros processos. É uma estratégia que pode gerar economia de recursos e pode ser uma tendência "bastante abrangente", disse Claunch.
7. Software social e redes sociais (décima em 2008). Estas ferramentas oferecem a "habilidade para trabalhar por toda a organização de uma maneira dinâmica," disse Claunch.
8. Comunicações unificadas (segunda em 2008). Gartner garantiu que nos próximos cinco anos, "o número de fornecedores diferentes de comunicação serão reduzidos em até 50%," graças às comunicações unificadas.
9. Business intelligence (nova tecnologia na lista) Isto não é novo, mas a maior capacidade de processamento está dando às empresas meios de expandir as capacidades de BI, como aplicar as análises diretamente nos processos de negócios.
10. TI Verde (liderou em 2008). Uma estratégia que não vai acabar, a TI Verde não perdeu a importância. Para TI, o verde é tudo e isso significa tudo o que for possível para reduzir o consumo de energia ou reduzir a quantidade de combustível usado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário