Versão Milestone traz atualizações solicitadas pelos usuários, como códigos padrão de retorno para programas armazenados e recursos de replicação.
Por Joab Jackson, do IDG News Service
21 de dezembro de 2009 - 10h21
A comunidade de desenvolvedores do MySQL liberou a primeira versão preliminar pública do que será o próximo MySQL. Administradores de bancos de dados são convidados pela comunidade a baixar e testar o MySQL Server 5.5.0-m2, de codinome Betony, embora ainda não seja aconselhável usá-lo em ambientes de produção.
“Os novos recursos desta versão estão com qualidade de beta. Como em qualquer versão de pré-produção, recomenda-se cautela na instalação em sistemas de produção ou com dados críticos”, escreveu o engenheiro sênior da Sun Microsystems que participa da equipe de desenvolvimento do MySQL, Jörg Brühe, em e-mail enviado a algumas listas de discussão.
Entre os novos recursos da MySQL estão uma opção para replicação semissíncrona, que assegura que uma transação do banco de dados não será considerada completa até que uma cópia de segurança da confirmação da operação seja feita.
O MySQL 5.5 também adere ao método padrão SQL ANSI/ISO de retorno de códigos de erro por procedimentos armazenados (stored procedures), chamado Signal/Resignal, que havia sido uma solicitação dos usuários. A sintaxe de particionamento também foi melhorada, e a aderência ao padrão XML foi ampliada. A versão traz várias correções de bugs e outras modificações menores.
Novo modelo
Esta é a primeira edição a ser liberada sobre um novo modelo de versão que, segundo seus idealizadores, vai levar a versões mais estáveis e a atualizações mais frequentes. O sufixo “-m” informa que se trata de uma versão Milestone, com novos recursos sendo testados.
As versões Milestone são liberadas antes das versões geralmente disponíveis – GA (de Generally Available), no jargão do modelo de versões do MySQL.
“Acredito que tivemos algum espaço para avançar em qualidade com os recursos incluídos nas novas versões do MySQL, e que o modelo Milestone é um passo na direção certa para resolver algumas dessas questões”, escreveu o vice-presidente de relações com a comunidade MySQL Kaj Arnö, em seu blog.
Apesar de identificada como Milestone 2, esta versão é na verdade a primeira a ser liberada para teste público, ressaltou o porta-voz da Sun, Steve Curry, em entrevista por e-mail.
O MySQL 5.5 foi construído a partir do MySQL 5.4, que por sua vez foi uma atualização relativamente menor do MySQL 5.1, a versão de produção do MySQL mais utilizada atualmente. A MySQL 5.4 não será mais atualizada, e os usuários de MySQL 5.1 serão encorajados a atualizar para a versão 5.5, que está pronta para ambientes de produção.
Alvo de disputa
O banco de dados relacional MySQL tem sido alvo de discussões na disputa entre a Oracle, que quer comprar a Sun, e a União Europeia, que demonstrou sua preocupação sobre questões antitruste ligadas ao acordo.
O criador do MySQL, Michael “Monty” Widenius, também expressou sua preocupação sobre a Oracle ser dona do MySQL – que, para muitos usuários, tem sido uma alternativa de baixo custo ao próprio sistema de banco de dados da Oracle. A Sun Microsystems mantém uma versão comercial do MySQL, embora o programa tenha código aberto e muitos desenvolvedores independentes tenham contribuído para sua construção.
Curry não estimou um prazo para que o software entre em modo de produção, mas disse que o novo sistema de versões deverá acelerar o processo de desenvolvimento. O MySQL 5.1 foi liberado na forma GA em dezembro de 2008, e 11 atualizações foram aplicadas ao software desde então.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário