domingo, 4 de abril de 2010

Café com ERP: Quanto de ERP tem num Shampoo?

Quando você pagou um pouco menos (às vezes muito menos) que R$10,00 no shampoo que está no seu banheiro tenho certeza que você nunca parou para pensar no quanto os ERP das empresas envolvidas na criação, fabricação, distribuição e venda estão embutidos nele... mas vamos fazer isso agora.

O Marketing, analisando as tendências de mercado e/ou fazendo pesquisas de mercado descobriu uma oportunidade para colocar um shampoo... isso foi possível devido a milhares de registros de mercados, captados de várias fontes e tratados de várias formas foram disponibilizados no ERP, bem como as análises e dados das pesquisas feitas em campo.

O Desenvolvimento Galênico (que faz o shampoo) e o Desenvolvimento de Embalagem, associados ao setor de Assuntos Regulatórios fazem um conjunto de testes em lotes-piloto, mockups (modelos) de produtos acabados, desenhos e especificações de materiais e processos e uma validação apurada com base nas regras da ANVISA com o objetivo de atender as especificações/desejos do Marketing no tempo hábil... milhões de dados são gerados, colocados e consultados, bem como várias ações de alertas e vinculações de documentos são postos no ERP.

Marketing/Vendas definem metas e planos, a Gestão Industrial, Qualidade e Logística providenciam todos os recursos e as transformações necessárias, dezenas de fornecedores são acionados e a Gestão Financeira viabiliza os processos... outras dezenas de milhões de registros são trabalhadas numa harmonia e velocidade assustadora dentro do ERP da fabricante, sem contar com outras dezenas de milhares de registros que foram gerados e tratados nos ERP dos fornecedores.

A Venda ocorre em diversos canais e o Marketing fica de olho em tudo e faz os seus ajustes de comunicação com o mercado. Muitos processamentos em tempo real são realizados junto com as tomadas de decisões de todas as empresas envolvidas... e claro, muitos ERP participando disso.

Nas lojas todas as análises de melhores combinações de disposição de produtos com base nos tickets foram feitas, bem como os preços de venda, as formas de desconto, comissionamentos e tudo relacionado com a logística estão plenamente atentos aos movimentos dos consumidores... e mais outros milhões de dados, processamentos, alertas e processos de decisão foram feitos.

Associando a tudo isso, temos as ações indiretas de gerenciamento de pessoal, segurança física e patrimonial, TI, contabilidade, tributos e tudo que for necessário para suportar as operações da empresa estão dentro dos ERP.

Para ter o seu shampoo na prateleira do seu banheiro dezenas de ERP foram utilizados, bem como centenas de milhões de dados, alertas e processos decisórios... fazer e vender shampoo não é tão fácil quanto muitos pensam.

Na próxima vez que usar o seu shampoo lembre-se disso que falamos aqui e tente vê-lo como um produto da Era da Informação e não mais como algo básico que os seus avós usavam.

Abraços;

Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br

Nenhum comentário: