terça-feira, 13 de abril de 2010, 14h32 - TI Inside
A TAM, que terminou o exercício 2009 com uma participação de 45,6% no mercado doméstico de aviação comercial, implantou a Escrituração Contábil Digital (ECD) com o apoio da Aliz, especializada em inteligência fiscal.
O projeto, que tinha prazo inicial de duas semanas, foi concluído em apenas três dias -- um grande feito levando-se em conta o volume de 14 milhões de lançamentos contábeis da companhia aérea, referentes ao ano de 2008.
Às vésperas do prazo final para entrega do SPED Contábil, em junho do ano passado, a TAM já estava com o arquivo de escrituração gerado pelo sistema da Mastersaf.
No desenvolvimento do projeto a TAM alocou uma equipe de 12 profissionais, entre auditores, consultores técnicos e analistas. Pela Aliz participaram oito profissionais. “A TAM buscava uma forma de validar o formato e a integridade das informações contidas no arquivo de escrituração digital”, conta Camila Monico, gerente de controladoria fiscal da companhia aérea.
A companhia adotou a metodologia Auditoria Fiscal, da Aliz, que faz o cruzamento do arquivo SPED Contábil com as declarações e obrigações acessórias.
Isso permitiu à TAM identificar novas possibilidades de aprimoramento de processos internos que acabavam provocando inconsistências na geração do SPED Contábil. Assim, a companhia aérea passou a estudar novos métodos de trabalho para alinhar os processos das áreas fiscal, contábil e de Recursos Humanos. A expectativa é aprimorar a governança corporativa da empresa, colaborando para eliminar quais riscos fiscais.
De acordo com Camila, o projeto teve início com uma análise do arquivo SPED Contábil para validar se o conteúdo e o layout eram apropriados. “Na etapa seguinte, foram feitos três análises de consistências, comparando os dados com a movimentação contábil da TAM e os lançamentos de encerramento com os saldos das contas”, revela.
Na última fase do projeto, foram realizados os cruzamentos entre as declarações acessórias. “Em cada uma dessas etapas, as inconsistências encontradas eram reportadas à TAM, que rapidamente as corrigia para iniciar um novo ciclo”, explica Camila.
Segundo ela, nos próximos meses a companhia aérea pretende implantar uma solução definitiva de pré-auditoria fiscal de seus arquivos SPED Fiscal, que se tornará uma rotina para os seus funcionários.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário