quinta-feira, 1 de abril de 2010

SP ganha megastore para emissão de certificação digital

Unidade com capacidade para emitir 40 mil certificações por mês atenderá demanda por essa tecnologia, principalmente por empresas que precisam emitir a NF-e.

Por Edileuza Soares, da Computerworld
31 de março de 2010 - 14h48

Foi inaugurada nesta quarta-feira, 31/03, em São Paulo, a primeira megastore para emissão de certificação digital da América Latina. A unidade foi implantada pela Serasa Experian para atender à demanda por esse mecanismo de segurança, que deu um verdadeiro salto com o aumento das exigências do Fisco para na entrega de documentos eletrônicos em substituição do papel, como é o caso da emissão Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e dos livros fiscais.

O novo espaço, instalado numa área de 700 metros quadrados se soma aos cerca de 100 pontos da Serasa Experian espalhados pelo Brasil para emissão da certificação. O investimento na megastore não foi revelado. A nova unidade tem capacidade para emitir 40 mil certificados digitais por mês e está preparada para gerar o documento dentro de aproximadamente 20 minutos para os que já tiverem feito o pedido pela internet, efetuado o pagamento e agendado horário num posto físico.

Segundo o presidente de negócios de Identidade Digital da Serasa Experian, Igor Ramos Rocha, o estímulo para a inauguração de uma megastore vem do aumento da procura por esse mecanismo de segurança, que cresceu 430% no primeiro trimestre de 2010, comparado os volumes registrados no mesmo período no ano passado.

Um dos principais fatores que estão puxando esse mercado é a exigência da emissão NF-e, que enquadrou este ano mais 600 mil empresas de diversos segmentos da economia. Elas precisam aderir ao modelo em três datas, sendo que a primeira é amanhã, 1º de abril. Nessa primeira etapa, cerca de 240 mil sociedades jurídicas terão de emitir a versão digital do documento.

Entretanto, segundo Rocha, apenas 25% das companhias que precisarão atender a primeira data do calendário da NF-e de 2010 buscaram a certificação digital. Esse termômetro, de acordo com o executivo, demonstra que muitas não estão prontas ainda para atender a obrigatoriedade do governo.
“Temos percebido que entre 30% e 40% das empresas que precisam emitir a NF-e não aderem à medida dentro do prazo”, conta o executivo da Serasa Experian, que é uma das nove Autoridades Certificadora (AC) da Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e considerada a maior do País.

Mas além da NF-e, há outros fatores que obrigam as empresas e buscarem a certificação digital. Um deles é a normativa da Receita Federal que determinou que todas as companhias que recolhem impostos pelo lucro presumido usem essa tecnologia na entrega de suas declarações a partir deste ano. Foram enquadradas nessa medida cerca de 1,4 milhão de sociedades.

A megastore para emissão da certificação digital funciona na avenida Faria Lima, 1.461/1.485, na Torre Norte, em Pinheiros, no Centro Empresarial Mário Garnero.

Nenhum comentário: