domingo, 17 de abril de 2011

Qual a principal razão da existência do seu negócio?

Seguem algumas possíveis respostas:

* Qualidade;
* Preço;
* Visão Empresarial;
* Serviço;
* Cliente;
Qual destas você escolhe? OU pensa que todas estão corretas?
Realmente, todas estão corretas, e muitas outras variantes são fundamentais para o desenvolvimento de qualquer negócio.
Agora, aquela máxima tão velha quanto conhecida, ainda vale: O que realmente importa é o cliente.
É através do cliente que desenvolvemos produtos, serviço, qualidade, preço e por aí vai.
Como assim?
Se fizermos nosso trabalho apenas com foco nele, faltará objetivo.  Sabe porque? É através do cliente que temos um objetivo claro para o nosso negócio.
O cliente é que define o que quer comprar ou ter como serviço.
O cliente que estabelece o que é essencial ou não.
O cliente que determina como o mercado se movimenta.
Sim, o marketing é util, auxilia, expõe alguns pontos importantes. Contudo, é o cliente que diz o que quer, como quer e aonde quer.
Sendo assim, o mais importante de um negócio é conhecer o seu cliente. Saber o que o seu cliente quer.
Você pergunta ao seu cliente?
Você faz pesquisas de mercado?
Você faz pesquisas de satisfação interna?
Não???
Como você sabe o que o seu cliente pensa?
Cuidado. Ele pode acabar com o seu negócio.
Quer saber qual a principal razão da existência do seu negócio?

O cliente. Então não perca-o de vista!

_______________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br | blog.gestao.adv.br | gustavo@gestao.adv.br

Nenhum comentário: