Pesquisa da BPI Group publicada na Exame.com demonstra 14 pontos que os brasileiros valorizam nas empresas. Vejamos então:
1. Gestores acessíveis e dispostos a ouvir os empregados: 75% dos brasileiros consideraram esse item indispensável, ante 63% na média mundial;2. Que a empresa incentive seus funcionários a trabalhar com qualidade: 79% de indicações dos brasileiros, ante 63% na média mundial;3. Que a empresa tenha foco na qualidade dos produtos ou serviços oferecidos aos clientes: 79% de indicações dos brasileiros, ante 62% da média mundial;4. Que a empresa seja sensível às condições de trabalho: 74% no Brasil; 62% na média mundial;5. Que a empresa confie no funcionário: 70% no Brasil: 60% na média mundial;6. Que a empresa garanta um equilíbrio entre a vida profissional e a pessoal: 75% no Brasil; 60% na média mundial;7. Que a empresa encoraje os funcionários a expor suas opiniões: 74% no Brasil; 57% na média mundial;8. Que a empresa permita às pessoas condições de avançar na carreira: 75% no Brasil; ante 56% no mundo;9. Propicie iguais oportunidades, independente de raça, gênero, etnia, etc: 68% no Brasil; 54% na média mundial;10. Distribua os resultados de modo justo entre a equipe, os gestores e os acionistas: 72% no Brasil; 53% na média mundial;11. Incentive discussões de diferentes pontos de vista: 63% no Brasil; 50% na média mundial;12. Desenvolva o trabalho com base em valores compartilhados: 69% no Brasil; 47% na média mundial;13. Favoreça o diálogo entre os representantes da empresa e de sindicatos: 58% no Brasil; 45% no mundo;14. Tenha práticas socialmente e ambientalmente responsáveis: 65% no Brasil; 39% no mundo.(fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/14-itens-que-tornam-a-empresa-ideal-segundo-os-brasileiros)
Nos itens citados percebo dois pontos cruciais: Muito foco em si mesmo e na sua carreira e uma empresa que escute os colaboradores em diversos modos.
Considero que o foco em si e na sua carreira é essencial para o crescimento de qualquer profissional, contudo, temos que concluir que trabalhamos para produzir pela empresa através do nosso intelecto e somos remunerados por isto. Quem fica parado esperando ser reconhecido, merece ficar no limbo mesmo. A empresa pode ter ideias, plano de carreira, etc, mas realmente precisa de profissionais que queiram crescer e demonstrem isto com clareza, afinal, o único lugar onde sucesso vem antes de trabalho é no dicionário.
Da mesma forma, os canais da empresa devem estar abertos para ouvir e perceber os melhores. Não adianta apenas treinar e pagar bem, precisa mostrar perspectivas e possibilidades reais de crescimento.
Lembre-se: O melhor é estar entre os melhores, aprender com eles e crescer sempre. Ter pessoas medíocres ao seu lado em nada colabora, somente traz todo o time para um nível menor.
Pessoas ideais, junto com focos ideais, formam empresas ideais!
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
Nenhum comentário:
Postar um comentário