sexta-feira, 8 de julho de 2011

ERP em Gotas: Gota 167: 08/07/2011

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Ao meu ver, toda forma de comunicação com os clientes faz parte do ERP... para mim, o CRM é um pedaço do ERP, e acho que pelo número de empresas que estão ofertando o CRM já integrado com um ERP isso está se tornando uma grande verdade. O que acontece com a movimentação do seu site, dos seus blogs, nas mídias sociais em geral, no atendimento online/telefônico, nas interações de vendas, nas atividades de marketing, no atendimento das reclamações dos cliente, nas tratativas dos elogios dos clientes, até mesmo na forma como é tramitado os boletos bancários, são informações transacionais que os ERP precisam suportar, que existem em variados níveis de necessidade nas empresas e que os gestores de negócio precisam entender que mesmo que sejam pequenos projetos de ERP essas transações podem e precisam ser levadas em consideração... Certamente temos muito a caminhar nesse sentido, e o primeiro passo está em não aceitar a mediocridade nas implantações de ERP.
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ERP: Enterprise Resource Planning
ERP: Sistema Integrado Informatizado de Gestão Empresarial
ERP: Sistema que suporta as atividades de uma empresa
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Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br

Um comentário:

Giovanni Beccari disse...

Corretíssima sua observação.
O autor Longenwalter (2000) já falava em uma nova geração dos ERP’s, os ERP II, que estariam embutidas as ferramentas de CRM e SRM.
A idéia atual dos fornecedores de ERP é não só integrar os clientes do lado a jusante, como também a montante com os fornecedores, corroborando para a "gestão da cadeia de suprimentos", pois atualmente nenhum empresa compete sozinha.
Agora a competição é entre cadeias de suprimentos.
A competição entre as cadeias de suprimentos é um dos fatores de dinamização do ambiente de negócios, pois as obrigam a recorrer a diferentes estratégias que auxiliem no seu
desempenho para obter vantagem competitiva sustentável (CHRISTOPHER, 1997).