A história é mais ou menos essa: um gestor ou um dos donos de uma empresa decidi que vai implantar um ERP na sua empresa e começa, imediatamente, a buscar informações sobre os fornecedores que atendam na sua região geográfica, empresas do mesmo porte e se possível, do mesmo segmento de negócio. Encontra umas 5 a 7 empresas, agenda uma reunião/apresentação com cada uma delas, pede um orçamento prévio a todas que se reuniu, nivela alguns conceitos com as pessoas da empresa que participaram das reuniões/apresentações, escolhem duas ou três empresas e começam uma guerra de preços entre elas. Depois de ter conseguido um maravilhoso acordo/desconto, esse gestor fecha o contrato com a empresa vencedora e começa o projeto.
Essa história lhe parece familiar? Ela
até soa bem para você, certo?
Mas vamos um pouco mais fundo e ver
alguns detalhes... sempre os detalhes... que podem fazer uma grande diferença.
Quando o gestor da empresa começa o
processo de recrutamento e seleção do fornecedor de ERP, ele dificilmente faz
uma análise prévia apurada para ver quais pontos das suas necessidades e
potencialidades poderão ser usadas na negociação, e isso pode afetar todas as
possibilidades de negociação.
O fornecedor de ERP costuma omitir uma
série de custos potenciais que você vai ter no projeto, tentando fazer com que
você não se assuste e desista antes de começar, mas você precisa entender que
poderá ter: custos com infraestrutura, serviços adicionais, serviços
complementares, treinamentos conceituais, custos com mudanças de processos,
contratação de mão de obra extra durante o projeto, horas extras, custos de
problemas de qualidade, etc. Já vi casos onde todo o custo de infraestrutura
para atender um determinado ERP era maior que o investimento a ser feito com
licenças e serviços da softhouse desse mesmo ERP.
As propostas têm estruturas mais
complexas, com mais opções... e com mais armadilhas. Alguns pontos ficam propositalmente omitidos
ou colocados de forma indefinida justamente para dar margem para cobranças
futuras, tais como: as mudanças tributárias e legais estão contidas na
manutenção? Todas as mudanças? Onde está escrito isso? E se a sua empresa mudar
de Lucro Presumido para Lucro Real isso também é válido? Tem certeza? O suporte
atende os requisitos de Bancos de Dados? Administração de Banco também? Onde
está escrito isso?
Projetos de migração, integração e
customização se não forem bem negociados desde o início são uma verdadeira
fonte de renda das softhouses/integradoras.
Certamente a softhouse, durante o processo de venda do projeto de ERP,
vai se posicionar como uma empresa parceira e facilitadora de soluções para
você, mesmo que você contrate terceiros para fazer as atividades aqui
descritas, mas quem disse que ela (a softhouse) tem que liberar sem custo todas
as informações das tabelas do banco de dados para que você possa, com outros
prestadores de serviços, realizar integrações com aplicações que poderiam ter
sido customizadas por ela?
Durante o processo de compra do projeto
de ERP você usou de todas as táticas de negociação leonina que você conhecia e
conseguiu fazer com que o fornecedor do ERP tivesse que pensar se realmente
está ou não tendo algum lucro com o projeto.
Você acha que o fornecedor está preocupado com isso? Talvez um pouco,
porque ele vai alocar os recursos de menor valor possível, vai querer cobrar
por qualquer atividade adicional que aparecer (e sempre aparece) e todos os
orçamentos futuros dele serão majorados, para cobrir eventuais pressões de
processos de vendas... quem vai realmente perder com isso?
Vamos agora imaginar algumas
possibilidades de negociação ganha-ganha:
01) Os serviços de manutenção/suporte
são de vital importância para qualquer empresa séria e dinâmica. O seu fornecedor propõe o serviço como
opcional a ser pago a partir da implantação (que ele julga que será daqui a 4
meses) e tem um determinado valor mensal.
Uma proposta interessante a ser feita é: garanta agora, junto com o
projeto, a compra de 3 anos de manutenção/suporte, desde que tenha postergado o
início do pagamento 2 meses depois da implantação e/ou (você tem que ver como
está o clima da negociação) 10% de desconto no valor mensal. O fornecedor vai se interessar pelo fato de
evitar 3 desgastes de negociação da manutenção/suporte e a garantia de
recebimento.
02) Durante o processo de seleção você
visualizou uma série de necessidades futuras de migrações, integrações e de customizações,
que você não sabe dimensionar bem todos os casos e está com receio de ter
muitos problemas internos e com o fornecedor de ERP para negociar cada
caso. Uma proposta interessante é
comprar, já no início do projeto, um volume expressivo (400, 600 ou 1.000 horas,
por exemplo) de horas adicionais de serviços e negociar um desconto de até 40%
do valor nominal das horas e uma forma de pagamento diferenciada em 50 parcelas
mensais. O seu fornecedor vai ficar
feliz com o volume de horas contratadas, onde ele poderá administrar isso
internamente e contigo de acordo com a disponibilidade de pessoal dele e as
suas necessidades, você será visto por todos como um bom negociador e terá
muito menos desgaste interno de aprovação desses serviços.
03) Sua empresa é pequena e a
softhouse/integradora que você quer contratar tem uma boa infraestrutura de
atendimento. Você pode negociar um bônus
de serviço de administração de servidor/banco de dados alegando que a
softhouse/integradora vai ter menos desgaste se mantiver ela mesma esse
serviço, e oferece um aumento de 10% no valor da manutenção/suporte. Ela vai
aceitar devido ao nível de serviço e o seu custo total será muito menor.
04) Você tem uma operação complexa de
serviços e não encontrou fornecedores na sua região que pudessem atendê-lo
adequadamente nesse quesito. Faça uma
proposta de transferência de conhecimento sobre gestão operacional para quem
for selecionado, sendo o desenvolvimento realizado respeitando as limitações de
pessoal de programação dele, bem como o uso da sua empresa como vitrine
comercial para o fornecedor, em troca de uma redução drástica de custo de
desenvolvimento... mais de 60%... o fornecedor vai se interessar nessa
proposta, pois os ganhos futuros comerciais dele vão superar qualquer
investimento nesse sentido e ele pode absorver as atividades dentro do custo
fixo dele.
Existem inúmeras formas de desenvolver
negociações ganha-ganha num processo de seleção de ERP, e várias delas podem
ser associadas ao momento das empresas, tipo de segmento de negócio,
localização geográfica, empatia pessoal, etc.
Não limite as opções!!! Negocie pensando
no longo prazo.
Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br
Fundador e Gestor do Espaço ERP
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br
Fundador e Gestor do Espaço ERP
Nenhum comentário:
Postar um comentário