quinta-feira, 5 de julho de 2012

[Departamento as quintas] Integração total


Todas as quintas-feiras publicamos no portal www.gestao.adv.br um artigo inédito sobre departamentos jurídicos e seus relacionamentos internos, com escritórios terceirizados e muito mais. Nos acompanhe!
Quando falamos em integração dentro de uma empresa, já vem a mente os eventos que pessoal de RH tenta justamente fazer o que parece ser impossível: Transformar todas aquelas mini empresas diferentes numa única empresa só.
Exatamente assim que funciona em empresas com vários departamentos: Cada departamento tem suas regras, seus gestores, sua forma de pensar e agir e não raramente há debates entre as áreas de maneira um pouco mais ríspida. Como se fossem empresas diferentes, com visão, missão, valores diferentes.
Contudo, não o são.
São todos a mesma marca, a mesma realidade, a mesma filosofia de crescimento, cada departamento na sua especialidade, cada qual na sua realidade para o bem da empresa como um todo.
Se dentro da empresa já funciona assim, como será a integração de um colaborador novo a equipe?
Chega um novo colaborador, pode ser interno, pode ter vindo por seleção externa. Ele chega naquele departamento novo, sem saber sequer a quem se reportar direito. Passam para ele um manual, apresentam a todos colegas novos com aquele sorriso de boas vindas e pronto, aqui está a sua mesa e computador. Bom trabalho!
Como alguém pode ser integrado deste jeito?
Há necessidade de integrar o novo colaborador com pelo menos 3 pontos principais:
1. Suas funções;
2. Quem será seu superior direto;
3. Ambiente e regras deste;
Suas funções
Quer dizer, ele deve saber as suas atribuições mínimas. Se não for viável o treinamento direto, que ele seja colocado ao lado de quem sabe e seja observado ele fazer algumas de suas tarefas. Vale lembrar que estar na mesma empresa não significa saber o que todos os setores fazem.
Quem será seu superior direto
Pode parecer óbvio, mas muitas vezes o gerente que apresenta o colaborador a área apenas reporta a sua autoridade. Dentro do departamento podem haver maiores divisões e se não estiver claro para o neófito quais são, quem for mais antigo ou mais “mandão” irá ter um funcionário para si. A hierarquia deve estar clara. Sempre.
Ambiente e regras deste
Em alguns ambientes pode-se tomar chimarrão, café, bolachas, etc. Noutros, apenas no horário de intervalo. Em alguns ambientes permite-se atender celular particular, noutros não.
Regras. Devem estar claras e explícitas. Caso contrário, não há como cobrar de um novato tal situação.
Enfim, 
Se quisermos uma integração total, devemos treinar, deixar tudo explícito e claro. Além disto, ter um pouco de paciência e bom humor também ajuda. Lembrar que a empresa é uma só e que todos devem respeitar a todos, é essencial. Em suma, integrar significa interagir com respeito em prol da filosofia e continuidade da empresa como um todo, respeitando as funções internas e pessoas envolvidas.
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
www.gestao.adv.br  |  gustavo@gestao.adv.br

Nenhum comentário: