segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Dia dos pais ou dos sócios?


Ontem comemoramos o famoso dia dos pais. Uma data em que filhos se unem para dar presentes, alguns inclusive que os próprios pais terão que pagar depois… ;)
Sem sombra de dúvidas, uma data que nos traz a reflexão. Uma reflexão primordial: O que é ser pai hoje em dia?
Alguns dirão que ser pai é gerar um filho biológico. Outros dirão ainda que ser pai é criar uma criança. Para outros, não basta ser pai, tem que participar.
Para mim, ser pai é tudo isto e muito mais.
Ser pai é ser exemplo. 
Ser pai é ser no discurso e na prática a mesma pessoa.
Ser pai é amar e cobrar com afeto para que a educação seja plena.
Ser pai é viver cercado dos filhos reclamando, mas sabendo que não existe lugar melhor para estar.
Ser pai é, enfim, padecer no paraíso.
Ao mesmo tempo que tudo isto pode ser relacionado aos pais, algumas de suas características são inerentes aos sócios de empresas/escritórios.
Quer ver?
Ninguém nasce pai. Nascemos de nossos pais, mas nascemos crianças. Ao longo de nossa existência vamos aprendendo a como ser pai. Alguns viram pais por descuido, outros por sonho, outros ainda porque deixaram acontecer.
A semelhança com o início do negócio/escritório é incrível, não?
Ninguém nasce empresário/sócio. Nascemos de nossa profissão aprendendo, crescendo, desenvolvendo. Ao longo da vida vamos fazendo escolhas e podemos nos tornarmos donos de nosso nariz, se assim desejarmos. Alguns o fazem por acaso, outros por sonho, outros porque a própria carreira lhes impõe.
Quando nos tornarmos pai, aprendemos com a vida a como limpar fraldas, acalmar o filho, brincar com ele, e desejamos que tudo de bom ocorra na vida dele… Na vida também aprendemos com nossos erros a melhorar o nosso negócio, a como lidar com as saias justas, e desejamos que tudo de bom aconteça para crescermos profissionalmente.
Depois eles crescem, vão para outros objetivos – escola, amigos, namoradas – e os pais voltam a ser pais mais doces com os netos… A sua empresa cresce, muda ou amplia objetivos, ganha gente e mais gente e o sócio fica mais doce, observa tudo que construiu e quer manter tudo aquilo para os filhos e netos…
A vida ensina. Nossos pais também.
Parabéns a todos os pais pelo dia de ontem, hoje e sempre.
Parabéns por fazerem a diferença em nossas vidas.
Parabéns pai, tu és meu exemplo de vida.
Sucesso para todos nós, seja na vida, seja nos negócios!!!
______________________________________________
Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr

Nenhum comentário: