segunda-feira, 1 de março de 2010

SAP lança BI no modelo SaaS para usuários casuais

Novo produto da companhia combina todos os softwares como serviço de business intelligence da empresa e conta com tutoriais para usuários inexperientes.

Por IDG News Service
25 de fevereiro de 2010 - 11h25

A SAP deu um grande passo no segmento de Business Intelligence (BI) sob demanda nesta quarta-feira (24/2), ao anunciar um novo pacote que combina todos os softwares como serviço (SaaS) de BI da empresa e é voltado para usuários casuais.

O anúncio de quarta-feira segue uma tendência de mercado. A consultoria IDC previu recentemente que o mercado de BI no modelo de SaaS crescerá mais rápido nos próximos anos do que as vendas de software de BI e software de análise, embora permanecerá muito menor.

Um grande número de pequenas empresas como PivotLink e Birst estão incentivando este crescimento, ganhando acordos com pequenos clientes que são reticentes quanto ao custo e à complexidade de projetos tradicionais de BI, e também grandes empresas, que querem soluções mais rápidas e baratas.

Com o novo produto, a SAP espera manter sua base instalada perto de casa. Em um comunicado, a empresa reforçou os benefícios de ter um só fornecedor usando a modelo de SaaS, além de enfatizar o fato da solução ser capaz de trabalhar com outros sistemas.

Mas o assunto mais relevante sobre a oferta tem mais a ver com o público-alvo da solução. Usuários de negócios e analistas de dados que trabalham em pequenas equipes são o alvo inicial da suíte, segundo o analista da consultoria Forrester Research, Boris Evelson.

Ao mesmo tempo, "a TI está preocupada, já que isso pode colocar em risco padrões, controles e criar riscos", observa Evelson, por e-mail. "É uma dinâmica interessante. Há décadas, a TI está sendo solicitada por ferramentas de BI 'self service' para usuários finais. Agora que eles conseguem isso, estão preocupados".

Sem dúvida, a SAP sabe disso. Durante uma conferência telefônica, executivos da companhia enfatizaram aspectos de segurança da nova solução. Ao mesmo tempo, a SAP espera que um dia cerca de 70% a 80% dos usuários das corporações tenham acesso a ferramentas de BI, segundo a vice-presidente executiva da SAP, Marge Breya. "Poucas pessoas acreditam ter a informação certa na hora certa para tomar decisões certas no ambiente de trabalho", avalia a executiva.

Segundo a SAO, os usuários não precisão de treinamento para começar a trabalhar com o novo produto graças a guias internos que auxiliam em vários processos, segundo a SAP. Um componente chave é a ferramenta de visualização de dados BusinessObjects Explorer, que permite a usuários sem experiência pesquisar de modo fácil e intuitivo, além de analisar dados de negócios de várias fontes.

Os usuários também podem criar relatórios e compartilhar essas informações com outras pessoas dentro ou fora da companhia de um modo seguro. A fabricante também afirmou que o pacote poderá obter dados da companhia de CRM sob demanda Salesforce.com.

Os parceiros da empresa alemã também terão papel importante na venda do pacote. O fornecedor de BI Oco oferecerá versões customizadas para várias indústrias e linhas de negócios de grandes e médias empresas. E a solução também será comercializada por meio do programa SAP Partner Edge, ainda este ano. A SAP também venderá o produto diretamente para usuários.

A solução está disponível em inglês e terá suporte a idiomas como francês, japonês, espanhol e alemão bi segundo trimestre do ano. Ela será oferecida em uma versão pessoal limitada sem custos, mas também terá versões Essencial e Advanced. Informações sobre valores são divulgadas em breve, de acordo com a SAP, mas os preços serão calculados com base em conversões locais.

A empresa realizará atualizações mensais na solução e os usuários poderão submeter sugestões sobre novas funcionalidades.

O lançamento do produto significa mudanças para os usuários do crystalreports.com, da SAP, uma vez que ele fará parte da solução combinada. Qualquer alteração de custos para esses clientes ficará mais clara uma vez que o modelo de preços seja finalizado, informou a SAP. A empresa está trabalhando junto aos usuários do crystalreports para garantir uma transição tranquila, garantiu Marge Breya.

Nenhum comentário: