Em que
momento eu devo criar uma gestão orçamentária do meu projeto de ERP? Qual o
nível de detalhe que devo adotar? Os gestores de projetos de ERP devem
responder essas perguntas com muita propriedade, pois podem afetar em muito os
modelos de controle que serão aplicados. Devido à ampla possibilidade de
investimentos diferentes que o projeto pode assumir de acordo com o fornecedor,
sugiro que o modelo de orçamento seja desenvolvido durante o processo de
Seleção do ERP, e quanto ao nível de detalhe, vai depender em muito do grau de
maturidade da gestão que a sua empresa possui... destacar ou não gastos gerais
de TI que vão ser alterados pelo projeto, posicionar os investimentos em quais
contas orçamentárias, controlar ou não os custos da mão-de-obra interna e
definir os valores adicionais de potenciais riscos são apenas alguns pontos
dessa atividade... a única coisa que posso realmente afirmar é que ter e manter
uma gestão orçamentária, pelo menos básica, para um projeto de ERP vale a
pena!!!
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ERP: Enterprise Resource Planning
ERP: Sistema Integrado Informatizado de Gestão Empresarial
ERP: Sistema que suporta as atividades de uma empresa
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Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br
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