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Talvez uma das principais dúvidas, dificuldades e necessidades de hoje no universo corporativo: Como ter reuniões produtivas.
Existem várias dicas, mas hoje colacionaremos dicas realmente práticas.
Vamos iniciar com um checklist, passamos as 3 leis das reuniões produtivas e finalizamos com 6 dicas de evitar reuniões improdutivas.
Vamos começar com o papa da gestão do tempo, Christian Barbosa, com um check list arrebatador:
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Cumpriu o check list? Já tem as diretrizes da reunião?
Que tal antes de começar a reunião, você estudar as 3 leis básicas de uma reunião produtiva?
Rodrigo Cardoso nos brinda com estas leis:
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Agora sim! Temos um checklist para nos prepararmos e leis para torna-las atraentes e produtivas.
Vamos então analisar os 6 passos para evitar reuniões improdutivas:
1 Funções devem ser divididasAnarquia não leva a lugar algum. Especialistas recomendam que sejam estabelecidos papéis para os participantes. “Quando não há uma liderança clara, a tendência é de improdutividade”, diz Andrea Piscitelli, especialista em gestão de tempo.Conversas paralelas, brincadeiras fora de hora e falta de foco são problemas que podem ser evitados com a organização das funções. Meira sugere a nomeação de, ao menos, três papéis: o líder, o facilitador e o responsável pelo tempo.2 Objetivo geral e pauta bem definidosPauta muito diversificada e não priorizada desvia o foco, diz Andrea. “Se uma reunião não tem um objetivo, está fadada ao fracasso”, diz Meira.O objetivo geral pode ser dividido em tópicos, diz Meira. “Para cada subitem, deve ser estabelecido um tempo de discussão”, explica. Além disso, o escopo da reunião deve ser enviado previamente a todos os participantes.3 Lista enxuta de participantesA lista de convocados requer cuidado. Convocar pessoas além da conta atrasa a tomada de decisões diz Meira. “É comum convidar participantes para que eles apenas fiquem informados sobre o assunto”, diz.A ata da reunião pode cumprir a função de atualizar outros funcionários, recomendam os especialistas. De acordo com Andrea, uma reunião com mais de cinco pessoas demanda mais assertividade do líder para garantir a produtividade.4 Fazer a lição de casaGrande parte das reuniões demanda uma preparação prévia dos convocados. “Cair de paraquedas é um grande entrave para o grupo”, diz Andrea. Meira concorda: “Se os participantes partem do ponto zero perde-se um tempo precioso”.5 Horários respeitadosO encontro deve ter hora para começar e para terminar. Além disso, a pontualidade transmite a mensagem que horários devem ser respeitados na empresa, segundo Meira.A duração ideal é de no máximo duas horas, de acordo com Andrea. “Do contrário, a produtividade cai e as pessoas começam a fazer outras coisas, como acessar e-mails, atender ligações ou até pensar na lista de supermercado”, diz.6 Elaborar um plano de açãoA falta de continuidade também é uma queixa frequente após as reuniões, dizem os especialistas. A ausência de soluções e definição dos próximos passos pode resultar em desengajamento, na opinião de Andrea.Meira diz que estabelecer um plano de ação é fundamental. “Ele deve conter as tarefas específicas e seus executores, além dos prazos”. Uma dica é anexar o plano de ação à ata da reunião. “Seria o ideal”, diz Meira.Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/como-evitar-que-a-reuniao-seja-uma-perda-de-tempo?page=1
O que ainda falta?
Falta agora pessoas certas, objetivos comuns, decisões escorreitas e muita energia de todos os participantes para que os objetivos sejam alcançados!
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr
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