quinta-feira, 4 de outubro de 2012

[Departamento as quintas] Crescimento Profissional


Todas as quintas-feiras publicamos no portal GestãoAdvBr um artigo inédito sobre departamentos jurídicos e seus relacionamentos internos, com escritórios terceirizados e muito mais. Nos acompanhe!
Muito se fala em plano de carreira e crescimento profissional nas empresas. Pouco se fala é que realmente depende do profissional o crescimento, pois a empresa pode apenas ter os meios, mas jamais terá os fins para tanto.
Parece mágica, se a empresa lança ou tem um plano de carreira, o funcionário está satisfeito. Como se dependesse apenas da empresa para ele crescer. Como se o trabalho padrão das 8h as 18h fosse suficiente. Como se pensar estivesse restrito a outra area ao invés do trabalho.
Realmente deprimente tal situação.
Em um artigo da revista Exame.com, Renato Grinberg nos traz 7 características inerentes aos homens/mulheres de sucesso. Quando as li, percebi que justamente estas características encontro naquelas pessoas que estão em cargos mais elevados dentro de empresas.
Vamos a elas:
Ter consciência de suas fortalezas e de suas fraquezas, ou seja, desenvolver apurado autoconhecimento. A percepção que temos de nós mesmos pode ser distorcida, por isso, é necessário frieza e fazer uma autoanálise rigorosa e realmente honesta sobre nossas competências.
2 Ter dedicação extrema, incansável e eficiente. Muita gente se engana contando a dedicação apenas por horas, e não por eficiência. O tempo investido em um projeto deve ser maximizado para obter resultados, independentemente da quantidade de horas gastas.
3 Ser criativo para transpor os obstáculos que aparecem pelo caminho. O que distingue o profissional criativo dos outros é sua atitude em relação aos problemas. O criativo direciona sua energia para a solução. Não fica paralisado, lamentando o problema.
4 Ter foco ao definir os objetivos e não confundi-los com sonhos, pois objetivos devem ser coerentes com suas habilidades e limitações. Ao contrário dos sonhos, objetivos são tangíveis, pertencem à realidade e têm características muito claras: são específicos, são mensuráveis, são planejados, são flexíveis e têm prazo para serem atingidos.
5 Ter a capacidade de identificar oportunidades menores e não deixar as grandes chances passarem por medo de fracassar. Para saber se uma situação pode impulsionar sua carreira ou seus negócios, verifique se a situação leva você para mais perto de seu objetivo.
6 Desenvolver e manter uma rede de contatos. Se você quiser ficar bem no mundo corporativo, precisará estar rodeado de aliados. Conhecer pessoas-chave é a meta final, o alvo do networking.
7 Saber se posicionar. A maneira como você se apresenta e se posiciona vai comunicar se você é um vencedor ou um perdedor. Assim como um produto, um profissional precisa ter um posicionamento claro e alinhado com suas fortalezas. Quem tenta ser tudo demonstra um posicionamento confuso.
Fonte: http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/uma-estrategia-para-vencer-na-carreira?page=1
Como você se vê nestas características?
Seu líder as tem?
Você identifica elas na suas forças ou fraquezas?
A mudança começa em si mesmo, lembre-se disto. O exterior é apenas o meio e não a solução da mudança.
Quer crescer profissionalmente?
Estude, trabalhe, dedique-se e principalmente pense, critique, pense fora da caixa. O mundo pertence aqueles que ousam…
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Sócio da Consultoria GestaoAdvBr

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