quarta-feira, 9 de março de 2011

Pratti-Donaduzzi cresce 30 % com novo ERP

por Maria Carolina Buriti | Saúde Business Web
22/02/2011

Sistema SAP é pré-configurado para a indústria farmacêutica e auxiliou laboratório paranaense em seu processo de expansão

Localizado em Toledo, no Paraná, o laboratório Pratti-Donaduzzi é uma empresa familiar, com 2.300 colaboradores e apresentou faturamento de aproximadamente R$ 290 milhões em 2010. É um aumento de 30% se comparado com 2009, marca que também se repetiu nos três anos anteriores. Por trás dos números está uma peça fundamental no motor de crescimento de qualquer empresa: a gestão.

Com intuito de expandir os negócios, no ano de 2006, o laboratório começou a desenhar o planejamento estratégico dos três nos seguintes. Nesta ação, notaram a fragilidade de informações do sistema de Enterprise Resourcing Planning (ERP) da época. Era o Protheus, da Totvs, normalmente utilizado em pequenas e médias empresas. Foi observado que o sistema não suportaria o crescimento da companhia nessa nova etapa.

“Tínhamos um sistema que nos atendia em todos os pontos, mas ele apresentava algumas brechas e havia dúvidas se ele suportaria o crescimento por problemas de desempenho e confiança nas informações”, explica o gerente de TI da Pratti-Donaduzzi, Marcelo Fiorin.

A solução foi procurar por um software no mercado e o escolhido foi o SAP, pré-configurado para a indústria farmacêutica. Na implantação e configuração do sistema, manutenção e suporte, o laboratório contou com a Sonda Procwork. O investimento inicial foi de R$ 1,5 milhão, considerando implantação, reestruturação do parque e a aquisição do software. Nesse valor não está incluso a manutenção e licença anual.

De acordo com Fiorin, o custo, a qualidade e o tempo de implantação foram fatores chave para a escolha, além do conhecimento no segmento farmacêutico. “Eles tinham um modelo pré-configurado, então não precisamos começar o processo do zero e isso diminuiu tempo e custo”, conta. No time de implantação foram envolvidas 30 pessoas da Prati- Donaduzzi e 12 profissionais da Sonda Procwork.

Resultados

A implantação do ERP durou cerca de seis meses e no mesmo período ocorreu uma série de fusões com a empresa fornecedora. A responsável pela implantação do sistema ainda não era a Sonda Procwork e sim a Plaut, adquirida posteriormente pela Procwork e depois pela Sonda. Durante esse processo de fusão, Fiorin conta sobre um período de dois ou três meses em que o laboratório ficou “meio perdido” quanto à implantação, mas o fato foi encarado por ele como normal devido ao processo de fusão.

O grande diferencial do ERP , segundo o executivo está na configuração para o segmento farmacêutico, com regras aplicadas e fiscalizadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Desde a aquisição dos componentes até a distribuição dos medicamentos em 30 mil farmácias, os processos envolvem regras do órgão.

“Hoje nós temos mais confiança e segurança nos dados. Com a implantação melhoramos os processos em controle de estoque e conseguimos informações com mais agilidade”, analisa.

==============================================
COMENTÁRIOS DO MAURO

Apesar das dúvidas apresentadas pelo gerente de TI, tenho a certeza de que o produto, em sua essência, poderia atender as necessidades da Pratti-Donaduzzi, entretanto, essa não é a questão principal numa decisão de troca de um ERP.

Muitas das vezes, em projetos de médio/grande porte, os serviços envolvidos, a mitigação de riscos futuros e as possibilidades de atendimento às regras de negócio que ainda nem estão sendo tratadas no momento podem pesar em muito nessa decisão, sem contar que a marca, nesse nível de atividade, também pesa bastante.

Pode ser que nas condições que eles estavam eu também tomasse a mesma decisão que eles tomaram, ainda mais que se trata de um segmento de negócio com ampla capilaridade de ações e altamente regido por regulamentações, aumentando ainda mais as demandas por serviços.

Mãos e Mentes a Obra!!!

Abraços;

Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br

Nenhum comentário: