domingo, 20 de março de 2011

Profissional operacional ou estratégico?

Não encontre defeitos, encontre soluções. Qualquer um sabe se queixar. Resolver é mais difícil. - Henry Ford
Esta frase resume o pensamento de muitos empresarios, empreendedores, advogados, contadores, médicos, vendedores, donos de empresas, etc.
Encontramos no mercado muitos profissionais. Alguns dizem que o mercado está "saturado". Para outros faltam oportunidades.
Discordo veemente.
O mercado está saturado de profissionais que sequer sabem como reagir diante da frase de Henry Ford. E, procura com muitas vagas em aberto, profissionais que saibam como seguir o ensinamento da mesma frase.
Como assim?
Muitos profissionais se definem como pró-ativos, como determinados, como formadores de opinião. Muitos tem o ego maior que suas reais capacidades.
Outros, por sua vez, ao invés de buscarem sua capacidade e foco no negócio, ficam focados apenas em ganhar dinheiro.
Dois pontos de vista totalmente equivocados.
Para ser pró-ativo, o caminho começa dentro de si mesmo. Para ser um formador de opinião, primeiro deve-se ter uma opinião, respeitar a opinião alheia, ponderar o certo e errado e admitir que nem sempre o caminho que escolhemos pode ser o caminho correto.
A introspecção e autoconhecimento são elementos fortes e básicos para quem quer se posicionar no mercado de trabalho.
O mesmo vale para ganhar dinheiro, assunto que domina o debate de muitos profissionais:
"É porque o fulano ganhou 3 milhões e eu ganhei cem mil no ultimo ano" "eu faço todo trabalho e ganho um salário de R$ 2000,00 enquanto o chefe não faz nada e ganha no mínimo R$ 20.000,00 no mês" e por aí vai...
Dinheiro é consequencia e não objetivo.
Se o dono do negócio ganha muito mais que você, sinal de que você terá que trabalhar, desenvolver a sua estória de vida, trilhar o seu caminho para ganhar tanto quanto ele ganha. Outra forma, já aprendendo a usar a frase de Henry Ford, é ser um profissional estratégico e não um profissional operacional.
Como assim?
Se você pensa que ficar fazendo petições atrás de uma mesa é ser estratégico, você está enganado.
Ser estratégico é pensar no negócio como um todo, buscando soluções de redução de despesas, melhorias de fluxos internos, administração de conflitos (soluções e não queixas) e por aí vai.
Se você é estratégico e seu chefe não reconhece você, troque de empresa!
O mercado está sedento de pessoas que tragam soluções e não problemas!!!
Contudo, antes de tomar qualquer atitude neste sentido, reflita:
Conheço meus potenciais reais?
Sei meus limites de tensão e controle emocional?
Estou preparado para trabalhar pensando em conquistas de futuro (tempo) e não imediatismo?
Com estas perguntas iniciais e muita reflexão/pensar você poderá estar preparado para ser estratégico e não operacional.
Pense e aja nisto!
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Artigo escrito por Gustavo Rocha – Diretor da Consultoria GestaoAdvBr
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