sexta-feira, 11 de março de 2011

SulAmérica e Orizon lançam solução de recepção de imagens certificadas

quarta-feira, 2 de março de 2011, 19h34 - TI Inside

A SulAmérica Saúde lança, em parceria com a Orizon, uma solução que se integra com softwares de gestão para auxiliar os prestadores de saúde na digitalização e transmissão eletrônica de documentos assinados digitalmente. O sistema complementa o processo de certificação digital desenvolvido pela seguradora, tecnologia que permite o trânsito seguro e ágil de informações eletrônicas, além de economia de recursos naturais. A iniciativa agiliza o pagamento aos prestadores, reduz erros e custos com armazenamento de documentos.

O novo serviço permite a indexação de imagens e o envio direto à SulAmérica. “Para a prestação de contas certificadas, o prestador deve encaminhar alguns documentos digitalizados. Com esta ferramenta, o profissional não precisa mais se preocupar com esta etapa, que antes ainda dependia do papel, e nós recebemos os arquivos no mesmo instante”, explica o diretor de Operações da SulAmérica, Marco Antunes. O executivo ressalta que isso é revertido em agilidade no pagamento dos prestadores, com a possibilidade de redução do prazo de pagamento. O prazo de retorno previsto contratualmente para pagamentos é de 30 dias úteis e, com este software, este prazo pode ser reduzido em até 5 dias, dependendo da quantidades de prestadores que aderirem ao projeto.

A iniciativa passa por um projeto piloto, com duração de dois meses, que têm a Medical Systems, especialista no desenvolvimento de soluções para a área de saúde, e o Centro de Medicina Diagnóstica Ecoimagem como parceiros na implantação e aperfeiçoamento do sistema. E os resultados já são percebidos. “A Medical Systems é uma empresa com perfil inovador e, por isso, aceitou participar do projeto.

Juntos, escolhemos a Ecoimagem que já possuía a expertise na utilização de imagens em sua prestação de serviços”, conta o executivo de produtos e negócios da Orizon, Fabio Monsanto.

Para o diretor executivo da Medical Systems, Roberto Ribeiro da Cruz, “o novo software possibilita vários benefícios, entre eles autorização on-line e o faturamento digital. Isso reduz o tempo atendimento e de faturamento, melhorando processos operacionais e agregando transparência na relação prestador-operadora”. Para o coordenador Financeiro da Ecoimagem, José Ronaldo Azevedo, trata-se de um processo mais seguro, uma vez que o papel está sujeito a extravio. Segundo o executivo, os custos com impressão e transporte também serão bastante reduzidos. “O gasto com papel da SulAmérica, por exemplo, deve diminuir em 25%”, destaca.

A SulAmérica foi a primeira empresa do setor a implantar, em dezembro de 2008, a certificação digital na troca de documentos eletrônicos entre os prestadores (médicos, hospitais, empresas de diagnóstico, entre outros) e seguradora. Isso torna ainda mais rápido o pagamento dos serviços prestados. Desta forma, todas as transações são protegidas por mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade às informações.

Antes da implantação da certificação digital, a SulAmérica utilizava quase 17 milhões de documentos em papel na prestação de contas médicas. Com a certificação, as transações eletrônicas já economizaram mais de 21 toneladas de papéis. “Este tipo de operação agiliza todo o processo, pois evita extravios, contribui para a redução de erros no preenchimento de guias e formulários, sem contar no impacto positivo ao meio ambiente que esta eliminação de papel traz”, destaca Antunes.

O novo software permite às empresas maior agilidade em seus processos, ganho de produtividade e redução nos custos com a utilização de um ambiente virtual seguro, inclusive com respaldo jurídico. “O fato de o prestador poder encaminhar eletronicamente as imagens comprobatórias assinadas completa o fluxo da certificação digital, iniciado em 2008. O serviço da Orizon indexa, de forma automática, as imagens com as respectivas contas eletrônicas, desonerando a Operadora, e o prestador desta tarefa, trazendo agilidade e redução de custo a todos os elos dessa cadeia” completa Fabio Monsanto.
========================================================
COMENTÁRIOS DO MAURO

Há muito tempo já existe tecnologia apropriada para trabalharmos de forma intensa com imagens dentro dos ERP, o maior problema para essa tratativa eram as questões jurídicas de validação das informações em imagens.... como sempre, a área jurídica onerando a sociedade como um todo com a sua lentidão.

Agora que essa barreira já está transposta, vamos vivenciar um movimento muito grande de adequações de ERP e de sistemas complementares, como exposto nesse caso, para atender segmentos de negócio inteiros, como o Clínico/Hospitalar, Serviços de Qualidade, Geoprocessamento, Auditorias/Vistorias, Fiscalização Eletrônica de Veículos, entre outras.

Temos muito trabalho a frente.

Mãos e Mentes a Obra!!!

Abraços;

Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br

Nenhum comentário: