sexta-feira, 4 de março de 2011

Salesforce aprofunda integração com o Facebook

Posts e comentários nos murais de empresas e usuários poderão se transformar automaticamente em ocorrências para atendimento.

Por Chris Kanaracus, da Computerworld/EUA
03 de março de 2011 - 13h23

A Salesforce.com, fornecedora de software para gestão de relacionamento com cliente (CRM), anuncia hoje (3/3) o aprofundamento da integração de seu principal software com a rede social Facebook.

A novidade é que o os posts e comentários no mural do Facebook poderão ser convertidos em uma nova chamada de serviço dentro do sistema da Salesforce.com, permitindo que as empresas ataquem problemas de forma proativa. O recurso é similar a outro que já foi lançado para o serviço de microblog Twitter.

Para que a ferramenta consiga lidar com essas novas ocorrências relacionadas ao Facebook, a Salesforce também incorporou no software um novo console para os agentes de atendimento, dividido por abas de acordo com o tipo de ocorrência.

Além dos lançamentos, a Salesforce planeja anunciar também uma parceria com a empresa Radian6, desenvolvedora de uma plataforma de monitoramento de marca, que varre uma variedade de canais web. A integração, que estará disponível no conjunto de aplicações AppExchange, também criará ocorrências automáticas para os agentes de atendimento.

A nova funcionalidade para o Facebook deve estar disponível até o final de abril. Os detentores de licenças Professional, Enterprise ou Unlimited receberão a atualização sem nenhuma cobrança extra.

A integração com a Radian6 deve chegar em base beta também no final de abril, mas só deverá estar disponível para todo o público no final de outubro.

================================================
COMENTÁRIOS DO MAURO

O caso apresentado é de uma das mais famosas e completas ferramentas de CRM do mercado, entretanto, várias ações similares estão ocorrendo no mercado de ERP que já possuem vários recursos de CRM dentro.

As mídias sociais na internet são uma realidade que ninguém pode deixar de explorar e de entender os seus impactos. O universo dos ERP já estão começando a buscar a sua integração, primeiramente com os seus clientes e prospects, mas muito em breve serão popularizadas ações de endomarketing, com fornecedores, pesquisas, desenvolvimento de produtos/serviços e tudo mais que a nossa imaginação conseguir chegar.

Que se consolide, pois ele já veio, esse novo mundo.

Mãos e Mentes a Obra!!!

Abraços;

Mauro Cesar
mauro.oliveira@vilelaleite.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

Compartilhando o www.blog.betalabs.com.br com várias dicas sobre gestão